Brasil alcança marca de 700 mil mortes por covid-19

Publicado em 28/03/2023 - 17:21 Por Beatriz Albuquerque - Repórter Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 28/03/2023 - 18:01

700 mil vidas perdidas. O Brasil chegou a esse número de mortes pela covid-19, mas, na verdade, milhares de outros brasileiros também morreram um pouco quando viram seus pais, mães, filhos e amigos perdendo a vida ao longo desses 3 anos de pandemia.

E será que alguma coisa poderia ter sido feita para evitar essa quantidade de mortes? O infectologista Eduardo Reais defende que a covid pegou o mundo todo de surpresa e não havia nenhum país preparado para atender tantas pessoas doentes ao mesmo tempo. De acordo com ele, a dificuldade assistencial no começo da pandemia, principalmente com a cepa inicial, agressiva e com alto potencial de letalidade, foi um cenário comum a todas as nações.

Mas o médico destaca que, com a fabricação da primeira da vacina contra o vírus, esse cenário muda e ele acredita que o Brasil foi lento na compra e distribuição das doses. Além disso, Dr Eduardo afirma que a desinformação e a falta de uma campanha eficaz de conscientização das pessoas sobre a segurança da vacina, contribuíram muito para o aumento de mortes.

A Paola Facela é uma das pessoas que perdeu um ente querido e sentiu que morreu um pouco também. Sua mãe, de 81 anos, faleceu em decorrência de complicações da covid em março de 2021. E movida por essa dor, ela se reuniu com outros familiares de vítimas e fundou uma associação de vítimas e familiares da covid 19. Além da troca de experiências e do apoio mútuo por terem vivido perdas tão difíceis de superar, a entidade busca justiça e honra à memória dessas pessoas mortas.

Com a marca dos 700 mil mortos, de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o 20° lugar entre 231 países com mais mortos, proporcionalmente à sua população, com uma média de 3.250 falecidos por milhão de habitantes.

 

Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo
Geral

Lula cita tragédia ambiental do RS em mensagem de Dia das mães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo