Coxinhas e outros salgados prontos estão substituindo refeições entre os brasileiros que comem fora de casa, segundo pesquisa.
As principais refeições com os tradicionais arroz e feijão vêm deixando de ser a única escolha de quem tem que se alimentar fora de casa.
De acordo com a pesquisa da Kantar, a preferência por salgados como coxinhas, esfirras e salgadinhos industrializados aumentou para 15% no ano passado. Em 2019, 11% das pessoas consumiam esse tipo de alimento.
Por outro lado, a procura por refeições completas caiu de 7%, em 2019 para 4%, em 2022. Mas o brasileiro busca mesmo é a forma mais barata de se alimentar. Outra opção que pesa menos no bolso é a marmita preparada em casa, como explica o gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, Hudson Romano.
É o caso do operador de áudio, Rafael de Sousa, que há algum tempo optou por levar marmitas de casa para o trabalho ao invés de comer em restaurantes.
De acordo com o Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, que pesquisa o preço das cestas básicas pelo país, o valor dos alimentos em algumas partes do país chegou a registrar um aumento de quase 18% só em 2022.
Além disso, a troca de alimentações mais saudáveis por lanches preocupa e coloca em pauta o tema da insegurança alimentar. Segundo o levantamento do ano passado da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, cerca de 33 milhões de pessoas não têm o que comer e mais da metade da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave.
* Com supervisão de Raquel Mariano.