Governo quer fortalecer a produção nacional de insumos de saúde

Publicado em 03/04/2023 - 20:19 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para fortalecer a produção nacional de insumos de saúde, o governo federal recriou, nesta segunda-feira (3), o Geceis, Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Com a participação de 20 instituições de Estado, entre ministérios, fundações e agências, além de representantes da sociedade civil, a política de fortalecimento da indústria da saúde quer reduzir a fragilidade do país em tecnologias, como observado no auge da pandemia de covid-19.

A política pública, que havia sido desfeita às vésperas da emergência global em saúde, tem na própria pandemia um marcador social, conforme destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento que reuniu representantes do grupo executivo.

A expectativa é que, em até dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, vacinas e insumos médicos passem a ser produzidas no país. Nísia Trindade destacou a importância de alavancar esse desenvolvimento.  

O Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde vai trabalhar em iniciativas como estímulo à pesquisa e realização de parcerias para o desenvolvimento produtivo e inovação.

Um detalhamento das ações deve ser anunciado em até 30 dias. O decreto que recria o colegiado foi assinado nesta segunda-feira (3) pelo presidente Lula. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo