Secretaria de Saúde do Rio prorroga campanha de vacinação contra gripe

Grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%

Publicado em 29/05/2023 - 18:10 Por Yuri Miltersteiner - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a influenza no município do Rio de Janeiro, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogada. Sem data ainda de encerramento.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital espera que, com a prorrogação, os grupos prioritários alcancem maior cobertura de vacinação. Desde o início da campanha, já foram aplicadas aproximadamente 1,362 milhão de doses. Mas isso equivale a apenas 20% da população carioca.

O grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%. Segundo o secretário Municipal de Saúde, os números baixos são preocupantes.

Apesar da vacina ser direcionada a grupos mais vulneráveis, por causa das baixas coberturas, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar. O imunizante protege contra as principais cepas do vírus influenza, que circulam no hemisfério sul, no ano passado, incluindo H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e a H3N2, que provocou surtos recentes, com óbitos no país.

A vacinação está sendo realizada nas 237 unidades de atenção primária. De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Fora desses horários, é possível se vacinar no Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, na zona sul, que funciona das 8h00 da manhã até as 22h00, de domingo a domingo.

Outras unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma "Onde ser atendido". A secretaria esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza podem ser tomadas no mesmo dia.

Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo