Secretaria de Saúde do Rio prorroga campanha de vacinação contra gripe

Grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%

Publicado em 29/05/2023 - 18:10 Por Yuri Miltersteiner - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a influenza no município do Rio de Janeiro, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogada. Sem data ainda de encerramento.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital espera que, com a prorrogação, os grupos prioritários alcancem maior cobertura de vacinação. Desde o início da campanha, já foram aplicadas aproximadamente 1,362 milhão de doses. Mas isso equivale a apenas 20% da população carioca.

O grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%. Segundo o secretário Municipal de Saúde, os números baixos são preocupantes.

Apesar da vacina ser direcionada a grupos mais vulneráveis, por causa das baixas coberturas, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar. O imunizante protege contra as principais cepas do vírus influenza, que circulam no hemisfério sul, no ano passado, incluindo H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e a H3N2, que provocou surtos recentes, com óbitos no país.

A vacinação está sendo realizada nas 237 unidades de atenção primária. De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Fora desses horários, é possível se vacinar no Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, na zona sul, que funciona das 8h00 da manhã até as 22h00, de domingo a domingo.

Outras unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma "Onde ser atendido". A secretaria esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza podem ser tomadas no mesmo dia.

Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo