Um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo, diz OMS

O relatório aponta que 14% de total é de adolescentes

Publicado em 22/05/2023 - 12:23 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Desse total, 14% são adolescentes.

No Brasil, uma pesquisa sobre saúde mental na infância e adolescência, chama atenção para um fenômeno contemporâneo, cada vez mais presente na vida dos adolescentes; a automutilação, que consiste em causar dano ao próprio corpo. Cortes, perfurações, queimaduras, arranhões e contusões são as expressões mais comuns desse tipo de violência.

Para entender quais aspectos emocionais e afetivos estão relacionados a essa prática, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), acompanharam 61 pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 16 anos, alunos de escolas públicas de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Além de entrevistas clínicas, a pesquisa contou com testes psicológicos.

O “Estudo sobre a estruturação do ego e da personalidade de adolescentes que se automutilam”, coordenado pelo professor e doutor em Psicologia Clínica, Antônio Augusto Pinto Junior,  mostrou que quando se trata da motivação por trás desse tipo de comportamento, 83% dos casos estão relacionados a conflitos familiares. Com a falta de alguém em quem confiar, se machucar é a forma que muitos adolescentes encontram para enfrentar o sofrimento e, como dito por alguns, “eu prefiro sentir a dor do corpo, do que sentir a dor da alma”.O professor destaca a importância do acolhimento.

Outro resultado da pesquisa trata dos instrumentos utilizados e  partes do corpo: há a prevalência de braços, mãos ou pulsos em mais de 94% dos casos. O professor ressalta que esses podem funcionar como um sinal de alerta.

Diante dos resultados alcançados, o projeto agora visa o trabalho em conjunto com as escolas para que sejam desenvolvidas iniciativas voltadas para a prevenção e o combate à automutilação, o que engloba também a prevenção da violência doméstica. //

Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo
Geral

Mais de um milhão de brasileiros não dispõem de tratamento de esgoto

Cerca de 20% da população sequer tem banheiro. Dados do IBGE apontam que o abastecimento de água também é um desafio , principalmente no Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

PF prende três suspeitos por ajudar na fuga de detentos em Mossoró

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam do presídio em 14 de fevereiro. Eles foram os primeiros detentos a fugirem de uma penitenciária de segurança máxima no país. 

Baixar arquivo
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo