Partos normais superam cesáreas na rede pública do Rio de Janeiro

Publicado em 01/06/2023 - 12:12 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem se tornado referência na saúde de gestantes e bebês.

Apesar de longe da média recomendada pela Organização Mundial da Saúde, da realização de apenas 10 a 15% de partos cesáreas, o estado vem superando a média nacional quando se trata de parto humanizado.

No ano passado, mais de 50% dos bebês nascidos em hospitais e maternidades da Secretaria de Estado de Saúde foram de partos normais.

Quando a gestante não apresenta complicações, o parto natural é um processo fisiológico e seguro. E quem explica é a enfermeira Michele Castro, responsável técnica da obstetrícia do Hospital da Mãe, que fica em Mesquita, na Baixada Fluminense.

A unidade é referência na rede no método natural de nascimento, e conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha a futura mamãe durante o pré-natal, o parto e o pós-parto.

Segundo a Secretaria, em todo o Estado do Rio de Janeiro, incluindo partos realizados nas redes pública e privada, 40,55% dos partos realizados em 2022, foram normais.

O parto humanizado é uma determinação da OMS. A intenção é melhorar a assistência no trabalho de parto, respeitando o tempo materno e do feto para o nascimento.
 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF alerta para colapso de recursos hídricos no Rio de Janeiro

Ministério Público Federal pede que se considere as informações da nota técnica ao tomar decisões sobre o licenciamento ou a realização de obras relacionadas à transposição ou alteração da vazão do Rio Paraíba do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Conexão do Bem leva arte para o ambiente hospitalar no Rio de Janeiro

Ao som de clássicos da música brasileira e marchinhas de carnaval, a equipe encena cortejos musicais e teatrais, levando momentos de descontração e tornando mais leve a rotina de pacientes e profissionais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Água e máscara reforçada. Confira as dicas para se proteger da fumaça

Máscaras do tipo PFF2, ventilação adequada e aumento do consumo de água são algumas das recomendações da médica e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcomo, para enfrentar a fumaça que tomou conta de várias regiões do país nos últimos dias.

Baixar arquivo
Economia

Conab: produção de grãos deve aumentar mais de 8% na safra 2024/2025

O levantamento avaliou a produção de arroz, milho, soja, algodão e feijão. Todos com previsão de crescimento.

Baixar arquivo
Economia

Produtores colhem algodão orgânico na Paraíba

O algodão cultivado em Ingá (PB) é produzido pela agricultura familiar e quilombola. Com tecnologia e manejo sustentável, poderá receber - em breve - uma importante certificação internacional.

Baixar arquivo