Projeto de inclusão transforma cadeira de roda tradicional em olímpica

Equipamento está sendo construído com peças usuais de mercado

Publicado em 02/06/2023 - 18:21 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 03/06/2023 - 16:51

Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão, do Instituto Nacional de Tecnologia desenvolveram um dispositivo para transformar uma cadeira de rodas tradicional em um modelo similar a uma cadeira de rodas olímpica. Devido ao caráter inovador, um pedido de patente do dispositivo foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A pesquisadora Carla Patrícia Guimarães, do instituto de tecnologia, explica que o extensor possibilita que o cadeirante se locomova e, quando quiser, pratique uma atividade desportiva com menos impacto, em virtude do sistema de amortecimento. Esse equipamento está sendo construído com peças usuais de mercado, sendo que qualquer bicicletaria e serralheiro podem fazer manutenção, pensando em baratear o preço. Segundo Carla, a ideia é trazer dirigibilidade.

O projeto foi contemplado no edital da Faperj de Mobilidade Urbana e, além disso, tem recebido apoio da prefeitura de Maricá. Ainda não se sabe o quanto isso vai custar. Mas a intenção é que seja feito com materiais sustentáveis e leves. A pesquisadora conta que o dispositivo foi pensado para ser incorporado de forma prática ao dia-a-dia do usuário.

Segundo Carla Guimarães, o extensor ficará, inicialmente, disponibilizado de forma gratuita em totens em toda orla da cidade de Maricá, na região dos Lagos no Rio de Janeiro, para que os cadeirantes possam utilizar de forma similar as bicicletas de aluguel espalhadas em várias cidades brasileiras.

Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo