Ministério da Saúde retoma educação sexual e reprodutiva nas escolas

Publicado em 26/07/2023 - 20:11 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que vai retomar a promoção da educação sexual e reprodutiva e da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no Programa Saúde na Escola.  

Instituída em 2007, em parceria com o Ministério da Educação, a iniciativa também vai voltar a trabalhar com outras temáticas que foram deixadas de lado nos últimos anos: a prevenção da violência e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos. 

Foi o que explicou Katia Souto, coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. A responsável pelo programa destacou a fase de capacitação dos profissionais de saúde e de educação com apoio de parceiros como Unicef e Unesco. 

Kátia Souto explica que ações de promoção à saúde mental serão incluídas no programa como forma de prevenção à violência em ambiente escolar. 

Serão destinados R$ 90 milhões para os municípios que aderiram ao programa para o ciclo 2023/2024. A previsão é que mais de 25 milhões de estudantes da educação básica sejam assistidos.  

O Programa Saúde na Escola conta com a participação da comunidade escolar, equipes de atenção básica de saúde e da educação pública

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo