Nações Unidas diz que pandemia de HIV/Aids pode acabar em 2030

Publicado em 14/07/2023 - 16:14 Por Manuela Castro - Repórter TV Brasil - Brasília

O relatório do programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/ Aids aponta que a pandemia da doença pode acabar em 2030. A meta faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável e busca zerar as novas infecções por HIV, zerar a discriminação e gerar as mortes relacionadas a Aids.

Beatriz Madelene é uma mulher trans que atua como profissional do sexo há 18 anos. Hoje ela também trabalha com redução de danos, ou seja, orienta outras pessoas a prevenir a contaminação pelo vírus HIV. Mesmo com essa militância, ela mesma tem dificuldade de acessar aos medicamentos que previnem a Aids, conhecidos como PREP.

São justamente as mulheres trans o grupo com maior percentual de pessoas com o vírus HIV, de acordo com o relatório da UNAIDS. Enquanto 0,7% da população global estava com Aids em 2022, o percentual era de 10,3% entre as pessoas trans.

A boa notícia é que houve uma redução global de novas infecções pelo vírus HIV. De 1995 para 2022, a queda foi de 59%. A Isa Aparecida que é profissional do sexo há 20 anos, viu os avanços das políticas de prevenção do HIV/ Aids.

A principal mensagem do relatório é que o caminho para acabar com a Aids é claro. Fortalecer as organizações da sociedade civil que combtem a doença, garantir financiamento para as políticas públicas da área e enfrentar as desigualdades do acesso à essas políticas. Um exemplo disso é o trabalho da Organização Tulipas do Cerrado que ajuda pessoas vulnerabilizadas a acessar as ferramentas de prevenção da doença, como destaca a coordenadora geral da ONG, Juma Santos.

Ainda segundo o relatório, o financiamento para combater o HIV também diminuiu em 2022, os recursos totalizaram menos de U$ 21 bilhões, muito aquém dos mais de U$ 29 bilhões necessários até 2025.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo