Surto da Doença de Chagas acende alerta para redução de riscos

Publicado em 23/07/2023 - 10:51 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um surto de transmissão oral recente da Doença de Chagas no norte do estado da Bahia acendeu um alerta para a necessidade de cuidados para reduzir os riscos da infecção e a importância do diagnóstico dos casos agudos.

De acordo com o alerta epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado, até maio, cinco casos e uma morte foram confirmados na região de Jacobina.

No Pará, estado com maior número de casos da doença no Brasil, estudos apontam que a transmissão oral já representa a maioria das ocorrências, 80% dos diagnósticos. No ano passado, foram 352 casos confirmados e, neste ano, até março, de acordo com o governo do estado, mais 75 pessoas foram contaminadas.

No entanto, há diferenças entre os casos ocorridos no norte do país e as ocorrências em outros estados, como o surto recente na Bahia. De acordo com o pesquisador da Fiocruz Bahia, Fred Luciano Neves Santos, o alto número de casos no Norte do país ocorre em função da cultura do açaí e de outros produtos que são consumidos in natura.

Muitas vezes, devido às condições de armazenamento, o barbeiro, inseto que pode carregar nas fezes o parasita causador da doença, é triturado juntamente com os frutos favorecendo a infecção pelo consumo. Já em outros estados, Fred Luciano Neves Santos afirma que os surtos que vêm ocorrendo são acidentais.

O pesquisador defende que é preciso ampliar o conhecimento das equipes de saúde, em nível nacional, capacitando os profissionais para suspeição da Doença de Chagas, que na fase aguda tem sintomas não muito específicos.

Dados levantados em estudo da Fiocruz, divulgado em 2020, revelam que desde 2005, os registros de transmissão oral da Doença de Chagas vêm aumentando significativamente no país. As maiores proporções de casos na região Norte são observadas principalmente nos períodos após a safra de açaí.

A doença também pode ser transmitida pela picada do barbeiro infectado, que deposita fezes contaminadas no local, permitindo a entrada do parasita na corrente sanguínea.

Estudos apontam que o choque térmico é uma das principais recomendações para a eliminação do agente causador da Doença de Chagas nos frutos do açaí. A técnica consiste em mergulhar os frutos na água quente entre 80 e 90 graus, por dez segundos, e depois resfriá-los em água com temperatura ambiente por dez minutos.

Na fase aguda, os principais sintomas são dor de cabeça, febre, cansaço, edema facial e dos membros inferiores, taquicardia, palpitação, dor no peito e falta de ar.

O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são fundamentais para reduzir os danos que o parasita Trypanosoma cruzi pode causar no organismo, principalmente no coração e sistema digestivo.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Incra faz acordo em favor da regularização do quilombo Povoado Charco

Comunidade quilombola existe há mais de 200 anos e fica na cidade de São Vicente Férrer, a 100 km de São Luís, no Maranhão. Com o acordo, passa a ser posse do Incra, o que destrava o processo de titularização, sem data, no entanto, para ser concluído. 

Baixar arquivo
Segurança

SP registra queda de roubos e aumento de latrocínios

Os casos de latrocínios aumentaram em 25%, com 46 vítimas desse tipo de crime no Estado de São Paulo, no primeiro trimestre de 2024. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre reúne 8 mil indígenas em Brasília

A maior mobilização indígena do país termina nesta sexta-feira (26). As principais demandas são a urgência na demarcação de terras e queda da Lei do Marco Temporal. 

Baixar arquivo
Política

Senado vai recorrer da decisão do STF que suspendeu a desoneração

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pretende convocar uma reunião extraordinária com os líderes para tratar do assunto.

Baixar arquivo
Saúde

Familiares relatam dificuldade para adquirir medicamento Zolgensma

Pacientes recorrem à Justiça para conseguir o remédio utilizado no tratamento de atrofia muscular espinhal, doença degenerativa que gera dificuldade de movimentos e locomoção. 

Baixar arquivo
Cultura

“As histórias que a Bahia conta”: começa Bienal do Livro da Bahia

Evento vai até o dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador. Serão mais de 150 expositores e 170 atrações. Para marcar a identidade literária baiana dentro do evento, todos os painéis da programação cultural vão contar com a presença de pelo menos um participante baiano, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. 

Baixar arquivo