Imunização injetável contra pólio vai substituir vacina da 'gotinha'

Novas evidências científicas indicam que esse é um esquema mais eficaz

Publicado em 15/09/2023 - 08:00 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Foi graças à gotinha que o Brasil conseguiu erradicar a poliomielite. A vacinação oral facilitou a imunização em massa num curto período de tempo, contribuindo pro sucesso das grandes campanhas contra a pólio desde os anos 70. Depois de tanto serviço prestado, chegou a hora dela se aposentar. Atualmente, as crianças brasileiras recebem três doses da vacina injetável, aos 2, 4 e 6 meses de idade. E a gotinha é dada como reforço aos 15 meses e aos 4 anos. Mas a partir do ano que vem, os brasileirinhos serão imunizados apenas via seringa, já que as novas evidências científicas indicam que esse é um esquema mais eficaz e seguro. Quem explica é a presidente da Comissão de Certificação da Erradicação da Pólio no Brasil, Luíza Helena Falleiros Arlant.  

A mudança demonstra uma característica muito importante do Programa Nacional de Imunizações: a sua atualização constante. Em 1977, o PNI instituiu o seu primeiro calendário básico com apenas 6 vacinas: contra tuberculose, sarampo, difteria, tétano, coqueluche e pólio. Hoje, são oferecidas 16 vacinas infantis, 6 para adolescentes, 3 para gestantes e 4 para adultos e idosos. De acordo com o coordenador do programa, Eder Gatti, novas inclusões são avaliadas constantemente. 

Uma das prioridades neste momento é a vacina contra a dengue, doença que só este ano registrou mais de 1 milhão de casos e de 600 mortes no Brasil. Em março, a Anvisa concedeu registro para a vacina QDenga, criada pela farmacêutica japonesa Takeda. E o Ministério da Saúde espera firmar um acordo com transferência de tecnologia para que ela seja produzida pela Fiocruz.

Mas especialistas chamam a atenção também para outras doenças graves com vacinas disponíveis, como o vírus sincicial respiratório, que causa infecção nas vias respiratórias, especialmente em crianças pequenas. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Balallai defende essa e outras inclusões. 

Além disso, alguns pesquisadores avaliam que o calendário básico poderia ter um número maior de vacinas combinadas. Como uma mesma aplicação protege contra várias doenças, seriam necessárias menos idas aos postos, o que poderia contribuir para o aumento das coberturas.

Edição: Nadia Faggiani

Últimas notícias
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra melhor campanha paralímpica com 89 medalhas em Paris

O Brasil fez a melhor campanha da história nos Jogos Paralímpicos em Paris.

O país ficou em quinto lugar geral com 89 medalhas.

Foram 25 medalhas de ouro; 26 de prata; e 38 de bronze. Superando as 72 conquistas em Tóquio 2020 e na Rio-2016.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra aumento de 104% nos focos de queimadas em 2024

O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. 

O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos.

Baixar arquivo
Política

CCJ discute anistia de golpistas e limites ao STF

Semana de esforço concentrado na Câmara e a Comissão de Constituição e Justiça se prepara para votar quatro propostas que têm como alvo o Supremo Tribunal Federal. São duas propostas de emenda à Constituição e dois projetos de lei.

Baixar arquivo
Geral

Candidatos já podem consultar cartões de resposta no CNU

Os quase um milhão de candidatos do Concurso Nacional Unificado poderão, a partir desta terça-feira, consultar a imagem do cartão de resposta. Previsão de liberação do documento  às dez horas da manhã na área do candidato, na página da Cesgranrio.

Baixar arquivo
Geral

Lula sanciona lei com novas regras para concurso público

As novas regras vão valer para concursos federais e envolvem todo o processo, desde a autorização até o planejamento e aplicação das provas. 

Baixar arquivo