SUS vai oferecer teste rápido que detecta sífilis e HIV ao mesmo tempo

Publicado em 22/10/2023 - 12:43 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

 

Teste rápido que detecta sífilis e HIV ao mesmo tempo será ofertado pelo SUS. O Ministério da Saúde vai investir R$ 27 milhões na aquisição do teste rápido que identifica ao mesmo tempo as infecções por sífilis e HIV. Serão quatro milhões de unidades do chamado duo teste ofertadas no SUS para a população. A expectativa é que a distribuição para os estados ocorra ainda este ano.  

Inicialmente, o duo teste será direcionado para o rastreio da sífilis em mulheres grávidas, trabalhadoras do sexo e homens que fazem sexo com homens. As demais pessoas serão testadas com a tecnologia que já é ofertada atualmente pelo SUS.  

Assim como o rastreio que já é feito, a leitura de resultado do duo teste será de até 30 minutos, sem a necessidade de ser realizada em laboratório. 

A iniciativa faz parte do esforço do Ministério da Saúde em eliminar ou controlar, até o ano de 2030, 14 doenças com elevada incidência em regiões de maior vulnerabilidade social, como é o caso das duas doenças que serão detectadas por teste único. No caso da sífilis, foram 213 mil brasileiros diagnosticados com a infecção em 2022, 99 casos por 100 mil habitantes e um crescimento de 23% nos registros de casos em relação ao ano anterior.  

Outro dado preocupante segundo a pasta foi o aumento no diagnóstico de sífilis em gestantes, que passou de 28,1 casos a cada mil nascidos vivos, em 2021, para 32,4 casos a cada mil nascidos vivos no ano passado. Já a taxa de incidência da sífilis congênita, que é transmitida durante a gestação, se manteve estável no mesmo comparativo: aproximadamente dez casos por mil nascidos vivos. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo
Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais a partir de segunda

Por semana, serão 12 voos da Latam, saindo de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A partir do próximo sábado, nove voos da Gol, de Guarulhos. 

Baixar arquivo
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo