![Marcello Casal JrAgência Brasil Remédios,pílulas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A venda de medicamentos psiquiátricos disparou no Brasil após a pandemia de covid-19. De acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o consumo de remédios para ansiedade cresceu 10% entre 2019 e 2022; o de sedativos, usados para dormir, aumentou 33%; e o de antidepressivos saltou 34%.
O médico psiquiatra e professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Juberty Souza, diz que antes da pandemia já tinha um aumento de diagnósticos e consumo de remédios para ansiedade e depressão. Mas a crise sanitária causou mudanças drásticas na vida das pessoas e, aí, veio outro fator: a automedicação.
O psiquiatra alerta para o risco do uso excessivo desses medicamentos, porque alteram o equilíbrio do cérebro. A intoxicação é o risco imediato, mas não o único.
A farmacêutica e membro do Conselho Federal de Farmácia, Walleri Reis, diz que as pessoas conseguem esses medicamentos de forma irregular pela internet ou com conhecidos.
Segundo a Anvisa, medicamentos controlados só podem ser vendidos com a retenção da receita e o registro de toda a movimentação. A desobediência aos parâmetros pode ser enquadrada como crime de tráfico de drogas.A agência informou que, desde 2021, conta com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial para monitorar a publicidade de venda de medicamentos na internet. Mais de 174 mil anúncios irregulares de remédios já foram retirados do ar.
*Produção de Daniel Lima
![Leandro Amorim/Vasco/Direitos Reservados flamengo, vasco, brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva discursa na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 13/02/2025 - Prédio de Três andares desaba na Rua Pedro Osório Filho, na Vila Nova Cachoeirinha.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)