Uso de sedativos e antidepressivos cresceu mais de 30% após a pandemia

Publicado em 08/11/2023 - 07:00 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A venda de medicamentos psiquiátricos disparou no Brasil após a pandemia de covid-19. De acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o consumo de remédios para ansiedade cresceu 10% entre 2019 e 2022; o de sedativos, usados para dormir, aumentou 33%; e o de antidepressivos saltou 34%.

O médico psiquiatra e professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Juberty Souza, diz que antes da pandemia já tinha um aumento de diagnósticos e consumo de remédios para ansiedade e depressão. Mas a crise sanitária causou mudanças drásticas na vida das pessoas e, aí, veio outro fator: a automedicação.

O psiquiatra alerta para o risco do uso excessivo desses medicamentos, porque alteram o equilíbrio do cérebro. A intoxicação é o risco imediato, mas não o único.

A farmacêutica e membro do Conselho Federal de Farmácia, Walleri Reis, diz que as pessoas conseguem esses medicamentos de forma irregular pela internet ou com conhecidos.

Segundo a Anvisa, medicamentos controlados só podem ser vendidos com a retenção da receita e o registro de toda a movimentação. A desobediência aos parâmetros pode ser enquadrada como crime de tráfico de drogas.A agência informou que, desde 2021, conta com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial para monitorar a publicidade de venda de medicamentos na internet. Mais de 174 mil anúncios irregulares de remédios já foram retirados do ar.

*Produção de Daniel Lima

Edição: Roberta Lopes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Internacional

Brasil apoia decisão que considera ilegal ocupação da Palestina

Itamaraty divulgaou nota apoiando o parecer da Corte Internacional de Justiça que considerou ilegais as ocupações de territórios palestinos e recomenda que Israel encerre as ocupações, retomando as fronteiras de 1967. 

Baixar arquivo
Geral

GSI publica alerta para administração pública federal depois de apagão

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o GSI, publicou um alerta para administração pública federal com procedimentos que devem ser adotados diante do apagão cibernético ocorrido em todo o mundo nesta sexta.

Baixar arquivo
Internacional

Nota do Itamaraty critica resolução do parlamento de Israel

Nota afirma que o Brasil  recebeu com “grave consternação” a decisão do parlamento de israelense contra a criação de um estado da Palestina. 

Baixar arquivo
Esportes

Décima Oitava rodada do Brasileirão começa no sábado

Rádio Nacional transmite Flamengo e Criciúma, direto do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado; e Atlético Mineiro e Vasco da Gama, do Arena MRV, em Belo Horizonte. 

Baixar arquivo
Geral

STF: Governo de São Paulo tem que explicar privatização da Sabesp

Presidente do Supremo,  Luís Roberto Barroso, deu prazo para governo paulista explicar a venda da maior empresa de saneamento do país. As ações da Sabesp foram compradas pela Equatorial Energia por preço abaixo do mercado. 

Baixar arquivo
Economia

BNDES vai financiar 32 jatos da Embraer exportados à American Airlines

O BNDES anunciou nesta sexta-feira o financiamento de 32 jatos da Embraer para exportação para a empresa aérea norte-americana American Airlines.

Baixar arquivo