Exército vai enviar 300 militares para combater a dengue no DF

Publicado em 26/01/2024 - 19:50 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Distrito Federal confirmou que o Exército vai enviar 300 militares para força-tarefa de combate ao mosquito da dengue.

Os militares serão treinados para visitas domiciliares e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikyungunya. 

O Exército também vai apoiar as ações com duas ambulâncias, 15 motoristas para aplicação de inseticida, o conhecido fumacê, e 30 camas de campanha para equipar as tendas de acolhimento à população. 

Nessa quinta-feira (26), o governo do Distrito Federal declarou situação de emergência na saúde pública devido a explosão de casos de dengue, que nesse início de ano chegou a 646%. Três mortes já foram confirmadas e outras 15 estão em investigação no DF.

Os principais sintomas da dengue são febre, dores no corpo, especialmente nas articulações, e manchas na pele. No caso de aparecer algum desses sintomas, e pessoa deve procure uma unidade de saúde mais próxima.

A medida mais eficaz contra a dengue é combater o mosquito Aedes Aegypti. É indicado o reforço da limpeza de qualquer ponto onde pode-se acumular água, local ideal para reprodução do mosquito, como vazos de plantas, garrafas, calhas, lixeiras, pneus e qualquer outro recipiente não protegido.

O Ministério da Saúde confirmou para fevereiro os primeiros envios da vacina contra a dengue: 521 municípios foram selecionadas para iniciar a vacinação, inclusive o DF.

Serão vacinadas, neste momento, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. 

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo