Entenda a diferença entre os exames para detectar a dengue

Publicado em 27/02/2024 - 17:00 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional * - Brasília

"Após três dias de dor de cabeça, febre e dor no corpo. Fui ao hospital. Fiz o exame. Fui diagnósticada com dengue. Fiquei com cinco dias de atestado. Repousando. Tomando muita água. E tomando os medicamentos para dores no corpo. Mas a fraqueza é muita. Você tem muita fraqueza. Você não consegue se alimentar bem. E hoje eu uso replente para me proteger porque na minha família, todos nós tivemos dengue". Essa é a voz da Lia Vidal, de 46 anos. Ela trabalha como babá, mora em Girassol, distrito da cidade de Cocalzinho de Goiás, e pegou dengue junto com o marido e as duas filhas. 

Lia faz parte dos brasileiros que buscaram atendimento médico com sintomas de dengue. 

Alguns testes estão disponíveis para confirmar a doença.

O exame antígeno NS1 tem como alvo uma proteína específica do vírus. Tem de ser realizado até o 5º dia do começo dos sintomas.  

O teste de PCR, que permite identificar a presença do vírus mesmo em estágios muito iniciais da infecção, pode ser feito até o 5º dia.

O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. É útil para saber se o paciente já teve dengue no passado.

Um dos coordenadores do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio da Fonseca, dá detalhes sobre os dois grupos de testes, os rápidos e os sorológicos. "Os chamados de testes rápidos estão disponíveis tanto nos laboratórios públicos ou privados, como nas redes de farmácias. A pessoa pode chegar e fazer o auto teste. Esse teste detecta uma infecção que está em andamento, ou seja, a pessoa está infectada. Ele deve ser feito nos primeiros sete dias de sintomas". 

O coordenador Flávio da Fonseca alerta sobre o resultado falso negativo. "Quando já passou esse tempo e a pessoa ainda apresenta sintomas, mas já passou sete dias, esse teste começa a dar falso negativo. Então é necessário que a pessoa faça o teste de laboratório que detecta a presença de anticorpos. Esse teste deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas e ele detecta a presença de anticorpos que a gente gera contra o vírus. A pessoa pode ainda estar infectada ou não, pode ser indicativo apenas de infecção recente. Esse teste não é realizado em farmácias. Ele é realizado só em laboratórios e a pedido do médico". 

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que o carnaval de 2024 teve 114% mais pessoas com dengue do que no mesmo período em 2023.

*Com produção de Dayana Vitor

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo