Farmacêutica vai priorizar produção de vacina contra dengue ao SUS

Publicado em 06/02/2024 - 11:37 Por Tâmara Freire, repórter da Rádio Nacional - Brasília

A farmacêutica japonesa Takeda, que produz a vacina contra a dengue incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) vai limitar o fornecimento do imunizante no mercado privado, para priorizar o Ministério da Saúde.

A partir de agora, a venda para clínicas particulares será focada em suprir apenas a quantidade necessária para que as pessoas já vacinadas com a primeira dose completem seus esquemas vacinais.

Para ter efetividade completa, a vacina Qdenga deve ser tomada em duas doses subcutâneas, com intervalo de 3 meses entre uma e outra.

Além disso, a Takeda informou que não vai mais firmar contratos de forma descentralizada com estados e municípios brasileiros. Ou seja, a distribuição da vacina da dengue aos municípios será feita apenas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Mas os contratos firmados antes da incorporação da vacina no Sus serão cumpridos.

Por enquanto, a Takeda garantiu a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025. Mas a empresa disse que está buscando todas as soluções possíveis para aumentar o número de doses disponíveis para o Brasil.

De acordo com a farmacêutica, essas decisões têm o objetivo de apoiar o governo federal no seu propósito de promover o acesso da vacina contra a dengue de forma integral e gratuita para a população brasileira, considerando o número alarmante de casos.

De acordo com o balanço mais recente, as notificações em todo o país já passam de 345 mil, quase 4 vezes mais do que no mesmo período do ano passado.

Por causa da pequena quantidade de doses disponíveis, a vacinação com a Qdenga vai ser feita apenas em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos neste primeiro momento.

As vacinas também só serão distribuídas para 521 cidades, com mais de 100 mil habitantes e com alta taxa de transmissão da doença.

Edição: L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Ibama e FA vão destruir 10 pistas clandestinas na Terra Yanomami

Nos próximos dias, militares e agentes ambientais vão destruir  as pistas clandestinas ao redor da terra indígena, em Roraima.

Baixar arquivo
Esportes

Remadores abrem mão do Pré-Olímpico para ajudar nos resgates no Sul

Evaldo Becker , do Flamengo, e Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, estão abrindo mão do Pré-Olímpico mundial de remo, que será na Suíça de 19 a 21 de maio, para ajudar nos resgates e trabalhar na sede do clube Grêmio.

Baixar arquivo
Geral

RS: Estados e DF concordam em dispensar documentos fiscais de doações

As empresas que quiserem entregar donativos ao Estado gaúcho não precisam emitir documentos fiscais na operação de circulação de mercadorias, nem na prestação de serviços de transporte. Os produtos deverão apenas estar acompanhados da declaração de conteúdo.

Baixar arquivo
Geral

ANTT e Anac flexibilizam medidas para facilitar doações ao RS

As determinações da ANTT incluem a isenção de tarifa de pedágio e a facilitação do tráfego de veículos. Já a Anac dispensou tarifas de aeronaves envolvidas em resgate.


 

 

Baixar arquivo
Economia

Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

A redução de 0,25 ponto percentual aconteceu devido às incertezas no ambiente externo e interno, à alta do dólar e à queda da inflação em alguns países. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso dos Beatles alcança 1 bi de streams no Spotify

Mais de cinco décadas depois do lançamento, Here comes the sun dos Beatles chegou a 1 bilhão de reproduções no Spotify em 9 de maio de 2023.

Baixar arquivo