Governador do Rio decreta epidemia de dengue no estado

Castro anunciou criação de Centro de Emergência de Saúde contra dengue

Publicado em 21/02/2024 - 21:01 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou nesta quarta-feira (21), epidemia de dengue no estado. A decisão foi anunciada durante uma coletiva no Palácio Guanabara, sede do governo local, e será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22).

Com mais de 49 mil casos e 4 mortes no estado, Cláudio Castro destacou que a medida foi tomada para que haja mais segurança e organização no combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, além de prevenir a tomada de decisões de última hora.

Durante a reunião, o governador anunciou a criação de um Centro de Emergência de Saúde específico para o tratamento de casos de dengue.

Outro motivo para a decretação do estado de epidemia é que ele traz celeridade para as ações de combate, segundo o governador.

Os casos de dengue no país já ultrapassam os 680 mil, segundo a última atualização do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. São 339 casos por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com os dados, foram 122 mortes em decorrência da doença e 456 óbitos estão em investigação.

As mulheres respondem por 55% das infecções, enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.

Embora exista vacina contra a dengue, o controle do mosquito transmissor é o principal método para a prevenção da doença, seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção dentro dos domicílios.

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, diarreia, febre, pressão baixa e náuseas.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo