Manaus inicia vacinação de crianças contra dengue

Publicado em 22/02/2024 - 10:00 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade de Manaus inicia, nesta quinta-feira (21), a vacinação de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. Entre aquelas previstas no planejamento do Ministério da Saúde, a capital do Amazonas era a única que ainda não havia dado o pontapé inicial na imunização dessa faixa etária.

Até agora, nove estados já tinham começado a aplicar as doses do imunizante: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

O primeiro lote, com 712 mil vacinas, foi distribuído para 315 municípios de dez estados. Essa remessa atende a 60% das 521 cidades selecionadas, e a previsão é que as demais recebam até meados de março. 

As vacinas são destinadas a regiões com municípios de grande porte, e alta transmissão de dengue nos últimos dez anos. Também foi levado em conta que a população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. 

Com o recebimento previsto de 6,5 milhões de doses em 2024, o Ministério da Saúde garante a proteção de todo o público-alvo, crianças de 10 a 14 anos contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.  

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer esse imunizante no sistema público de saúde.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo