Rio registra alta taxa de transmissão da covid-19

Idosos seguem sendo os mais hospitalizados pela doença

Publicado em 23/02/2024 - 17:37 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de transmissão da covid-19 continua alta no Rio de Janeiro. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde, que retomou, nesta sexta-feira (23), a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde detectarem um aumento dos índices da doença.

Na primeira semana de janeiro, 10,5% dos testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados positivos. Já no período entre 11 e 17 de fevereiro a taxa de positividade de quase 30%.

Os atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual também cresceram. Em janeiro, foram 8.257 registros. No mês de fevereiro, em apenas 17 dias, foram contabilizados mais de 9 mil atendimentos por síndrome gripal.

Apesar do aumento dos demais indicadores precoces da covid-19, as solicitações de leitos para tratamento da doença não aumentaram ao longo de 2024. Os idosos seguem como os que mais foram internados por conta do vírus.

A recomendação das autoridades de saúde é de manter as doses de reforço em dia para evitar casos graves e óbitos. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Quem tem entre 12 e 17 anos deve tomar uma dose.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo