Vacina do Butantan atinge 80% de eficácia contra a dengue

Publicado em 01/02/2024 - 19:28 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan tem uma eficácia de quase 80% na proteção contra a doença. Isso é o que mostra estudo publicado nesta quinta-feira (1º) em uma das principais revistas médicas do mundo: o The New England Journal of Medicine.

O artigo científico traz dados preliminares dos ensaios clínicos da fase 3, em que o imunizante foi aplicada em mais de 16 mil voluntários com idades que variam de 2 a 59 anos.

A Butantan-DV, como é chamada, utiliza 4 cepas do vírus da dengue atenuados. E está prevista uma única dose da vacina, uma vantagem logística e econômica com relação às 2 vacinas já autorizadas pela Anvisa. conforme explicou o diretor do Butantan, Esper Kallás.

A vacina do Butantan surge como esperança para frear o aumento de casos no país. A previsão do Instituto é que os testes sejam concluídos agora em Junho. Em seguida, será apresentado um relatório à Anvisa. A aprovação definitiva deve sair em 2025.

O número de casos na cidade de São Paulo já superou 1800, nas 3 primeiras semanas de janeiro. No estado, são 7 mortes e mais de 10 mil casos registrados.

Edição: Samia Mendes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo