Vacinação contra a dengue depende da entrega de doses

Imunização teve início com as crianças de 10 e 11 anos

Publicado em 21/02/2024 - 18:23 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vacinação contra a dengue para outras faixas etárias depende da entrega de mais doses pela fabricante japonesa. A campanha começou com a imunização de crianças de 10 e 11 anos. Há a expectativa para que as outras faixas do plano – 12, 13 e 14 anos – também possam receber a vacina.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a divulgação de um cronograma depende da entrega de doses.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse ser possível que a vacina do Instituto Butantan seja usada no ano que vem. Só que depende da entrega dos estudos de eficiência e segurança para a Anvisa.

“O Instituto apresentando, eu vou estra trabalhando também com a Anvisa, como temos feito, para tudo que puder ser acelerado, sem prejuízo da qualidade da avaliação, seja feito. Para que o mais rápido possível essa vacina possa estar disponível. É uma vacina vantajosa, é uma única dose, mas ela, por enquanto, é uma candidata”, explicou a ministra.

A ministra participou do lançamento da campanha contra dengue nas escolas numa instituição de Brasília. Serão 20 semanas de atividades pra conscientizar a comunidade escolar.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse querer aproveitar a rede de 130 mil escolas e mais 40 milhões de alunos para mobilizar ações de prevenção nas casas. 75% dos focos do mosquito estão nas residências, segundo o governo.


 

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo