Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos de dengue

214 mortes foram registradas neste ano

Publicado em 01/03/2024 - 15:09 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de casos de dengue apenas nestes dois primeiros meses do ano. Em 2023 foram 1,6 milhão de registro da doença. E, neste ano, 214 mortes foram registradas.

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos. E a previsão é que o pico da doença aconteça neste fim de março.

Para este ano, estimativa é para mais de quatro milhões de casos.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, André Siqueira, a onda de dengue liga o sinal de alerta.

“Tanto na população, que deve tomar as medidas necessárias pra reduzir os riscos de infecção e entender o que que a doença pode causar, mas principalmente nos gestores, que devem tomar medidas pra reduzir impactos desse aumento de casos. Tentar reduzir a transmissão, da maneira possível, mas principalmente, preparar os serviços de saúde pra responder esse aumento de número de casos”, pontua.

A secretária Helena Selaine, de 44 anos, pegou dengue pela terceira vez. Ela já levou o filho de dez anos para vacinar e destaca a importância do imunizante.

“Se a gente puder proteger o máximo possível… a vacina cobre 79,9%. Melhor que a gente ficar tentando com a sorte. Vamos proteger, melhor proteger do que depois ficar correndo pro hospital, desesperado com criança. Adulto a gente ainda aguenta mais um pouco, mas criança é mais complicado, né?”, afirma.

DF, seis estados e 154 municípios já decretaram situação de emergência.

Para combater o vírus, neste sábado acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue em todo o país.

As ações envolvem prevenção e controle dos focos do mosquito e orientação à população.

 

Edição: Web: Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: definidas duplas femininas brasileiras pra Olímpiadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que semente do açaí pode tratar transtornos de ansiedade

Os pesquisadores de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, descobriram que a semente do açaí age de maneira benéfica no sistema nervoso central, desempenhando uma ação ansiolítica.

Baixar arquivo
Geral

STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado ao pagamento da multa por impulsionar conteúdo ilegal durante a campanha de 2022 foi mantida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal.

Baixar arquivo