![Divulgação/SOMOS Educação Livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, ganha edição em HQ. Arte: Divulgação/SOMOS Educação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O livro Quarto de Despejo, que foi escrito a partir das memórias da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, vai ganhar uma nova versão neste ano, como história em quadrinhos. O lançamento é liderado por ilustradoras negras, e comemora os 110 anos da autora, que se tornou referência na literatura brasileira.
Laura Vecchioli do Prado é coordenadora editorial de literatura do grupo SOMOS Educação, do qual faz parte a editora Ática, primeira a publicar o livro no Brasil, em 1960. Ela conta que teve a ideia da adaptação para os quadrinhos em 2020, quando saiu a edição comemorativa dos 60 anos do livro Quarto de Despejo.
A ideia é que a obra seja acessível para atingir um público mais jovem. O livro já está disponível para venda na internet e em algumas livrarias.
A versão HQ da obra foi feita por quatro artistas negras: a roteirista Triscila Oliveira, a ilustradora Vanessa Ferreira e as arte-finalistas Hely de Brito e Emanuelly Araujo.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - O ator Ney Latorraca fala à imprensa no velório da atriz Tônia Carrero, no Theatro Municipal (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 08/11/2024 - Chuva forte no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Dólar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugura delegacia na rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)