INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

Medida visa reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país

Publicado em 19/04/2024 - 06:28 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Segundo o Instituto, que é vinculado ao Ministério da Saúde, se as pessoas parassem de consumir bebidas alcoólicas, 17 mil novos casos e 9 mil mortes por câncer poderiam ser evitados por ano.

Em Nota Técnica, o INCA reforça a importância de intervenções para redução desse consumo.  

Luciana Maya, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, afirma que o aumento do imposto está entre as medidas mundialmente conhecidas como efetivas para o enfrentamento do problema.                          

A especialista avalia que o país vive um momento oportuno para fazer essa discussão com a tramitação de Projeto de Lei que institui o Imposto Seletivo na regulamentação da Reforma Tributária. A proposta quer desestimular o consumo de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

Em estudo divulgado em 2022, pesquisadores do Instituto apontaram que o consumo de álcool foi responsável por mais de 80 milhões de reais dos gastos federais com o tratamento de câncer em 2018.  A pesquisa também estimou que esse valor deve alcançar mais de 200 milhões de reais em 2030.

Segundo Luciana Maya, evidências científicas indicam que o consumo de bebida alcoólica é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

A Nota Técnica divulgada pelo INCA ressalta que seu posicionamento está alinhado com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda a adoção de estratégias e políticas para controle do consumo do álcool. 

Edição: Daniella Longuinho/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, a Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

Encontro foi convocado pelo presidente Lula, e contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Baixar arquivo
Geral

Parque Nacional de Brasília: fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

Quase 500 combatentes atuam no incêndio entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque.

Baixar arquivo
Esportes

Sul-Americana: Fortaleza e Corinthians se enfrentam no Castelão

Um duelo brasileiro abre os jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. 

Fortaleza e Corinthians se enfrentam a partir das  21h30, na Arena Castelão, na capital cearense.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Beatles deixam dia de folga por cachê de US$ 150 mil

Os Beatles abriram o show no Estádio Municipal Kansas City, localizado no estado do Missouri, nos Estados Unidos, em 17 de setembro de 1964. A banda britânica deixou de lado um dia sagrado de folga para ganhar um dos maiores cachês da época.

Baixar arquivo