Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

Receberão as doses crianças de 6 meses a 5 anos e quem não se vacinou

Publicado em 26/05/2024 - 08:10 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde está lançando uma nova campanha de vacinação contra a covid-19. O objetivo é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas.

Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, o que compõe a primeira remessa da vacina monovalente atualizada contra a variante XBB.1.5. As doses já estão sendo distribuídas para os estados e em muitos deles a aplicação já começou.

De acordo com o Ministério da Saúde, essas doses são suficientes para abastecer os municípios brasileiros até que as compras das próximas remessas sejam concluídas. Esses frascos podem ser utilizados até setembro ou outubro, de acordo com a validade estendida pela Anvisa, conforme recomendação de órgãos de avaliação internacional. 

A nova vacina monovalente é tão segura quanto a bivalente que estava sendo aplicada no Brasil, com a vantagem de estar atualizada para combater a variante XBB.1.5 do coronavírus, que é a mais transmissível atualmente. Neste ano, a vacinação contra a covid-19 foi incluída no calendário básico nacional e, com isso, tem um novo esquema.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser vacinadas com duas doses. Grupos prioritários acima de 5 anos devem receber dose anual ou semestral. E quem não faz parte desses grupos mas ainda não se vacinou deve receber uma dose.

Edição: Rádio Nacional - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

STF: parentes podem chefiar Executivo e Legislativo ao mesmo tempo

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nessa quarta-feira (5), que parentes até segundo grau podem ocupar, simultaneamente, os cargos de chefia dos Poderes Legislativo e Executivo da mesma unidade federativa.

Baixar arquivo
Política

Eduardo Leite pede ajuda para o RS em visita ao Congresso Nacional

Em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pediu ajuda aos parlamentares para dois pontos críticos para o seu estado no momento que dificultam a retomada econômica:  a manutenção de emprego e renda e a reposição das perdas das receitas. E isso, tanto do estado quanto dos municípios.

Baixar arquivo
Saúde

Viva Maria aborda importância de uma alimentação segura para a saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, o Viva Maria aborda a importância de uma alimentação segura como caminho para uma vida saudável.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: criação da Associação Cristã de Moços há 180 anos

 A organização sem fins lucrativos nasceu em 6 de junho de 1844, em Londres, no Reino Unido.

Baixar arquivo
Esportes

Vini Jr, Eder Militão e Rodrygo se apresentam à seleção para amistoso

O grupo da seleção brasileira está completo visando os amistosos contra México e Estados Unidos.

Baixar arquivo
Geral

Brasil prepara resolução sobre comercialização de fórmulas infantis

O objetivo é apresentar o documento na Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde em 2025.

Baixar arquivo