Força Nacional do SUS vai reforçar atendimento a indígenas no Acre

Publicado em 01/07/2024 - 14:04 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foi escolhida para investigar e tratar doenças como gripe, síndrome respiratória aguda grave e diarreia, que estão afetando duas comunidades indígenas no município de Assis Brasil, no Acre, tríplice fronteira com Peru e Bolívia. O auxílio foi pedido pela Secretaria Estadual de Saúde na semana passada.

A partir desta segunda-feira (1), uma equipe com médicos, enfermeiros e técnicos estarão na região. Além de atendimentos, será feito um diagnóstico da situação no local, onde houve aumento expressivo das doenças que têm matado crianças. As secretarias de Saúde Indígena e a Vigilância em Saúde e Ambiente também monitoram os casos. 

Distribuídos em 32 aldeias, mais de dois mil indígenas de duas etnias, Jaminawa e Manchineri, correspondem a quase um terço da população total do município de Assis Brasil.

De acordo com o coordenador da Força Nacional do SUS, além de mapear a situação, a equipe está equipada para remover pacientes, com apoio do Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do Acre. A Secretaria Estadual de Saúde aponta que crianças de até 5 anos e idosos estão sendo desproporcionalmente afetados pelas doenças.

Na semana passada, um recém-nascido, com apenas seis dias de vida, teve que ser transferido da aldeia Extrema, na terra indígena Mamoadate, para o hospital mais próximo, na cidade de Brasileia. A criança estava com insuficiência respiratória e precisou ser entubada. Em seguida, o bebê foi transportado para uma maternidade de Rio Branco, junto com a mãe.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Economia

Imposto sobre importação de carro elétrico aumenta para 18%

Importar um automóvel elétrico está mais caro a partir desta segunda-feira, 1º. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o reajuste estava definido no cronograma do governo federal, com objetivo de incentivar a p

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz confirma morte por meningite transmitida por caramujo no RJ

A morte foi em Nova Iguaçu, em abril deste ano. O verme causador da doença foi descoberto em caramujo aquático. A infecção nos seres humanos acontece quando as pessoas ingerem um caramujo infectado ou o muco liberado por ele, contendo as larvas do verme.

Baixar arquivo
Cultura

Reforma no Teatro Carlos Gomes terá investimento de R$ 16 milhões

Palco de grandes espetáculos com nomes marcantes, como Bibi Ferreira e Grande Otelo, o espaço foi completamente reformulado e receberá como primeira atração do 18º Prêmio APTR, voltado para profissionais de teatro de todo o país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Censipam prevê estiagem na região amazônica

De acordo com o órgão, que é vinculado ao Ministério da Defesa, os níveis dos rios monitorados em 14 estações do Centro podem chegar perto ou ultrapassar a mínima histórica registrada.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai reforçar atendimento a indígenas no Acre

Duas comunidades registraram aumento expressivo de doenças como gripe, síndrome respiratória aguda e diarreia. Crianças de até 5 anos e idosos estão entre os mais afetados. A equipe vai mapear a situação e, se necessário, fazer a remoção de pacientes. 

Baixar arquivo
Política

Lula refirma que não vai mudar política de reajuste do salário mínimo

"Não vamos prejudicar quem já é prejudicado a vida inteira", disse o presidente, ao cumprir agenda oficial na Bahia. Lula também voltou a criticar o presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto.

Baixar arquivo