Pesquisa: médicas são mais afetadas com doenças mentais

Dois de cada três profissionais afetados são mulheres

Publicado em 28/08/2024 - 11:55 Por Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Transtorno de ansiedade, depressão e síndrome de burnout: essas são as principais doenças mentais que os médicos brasileiros apresentam, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, realizado pela Afya, empresa de educação e soluções para a prática médica, dois de cada três profissionais afetados são mulheres, e quase metade tem entre 25 e 35 anos.

A pesquisa ainda revelou que cerca de 3,6% dos médicos já estiveram internados para tratar alguma condição mental e precisaram ficar afastados por cerca de cinco semanas nos últimos 12 meses.

Outro ponto diz respeito ao índice elevado de automedicação, como detalha o médico e diretor da pesquisa Eduardo Moura. Moura ressalta que a carga média de trabalho dos médicos, de quase 51 horas por semana, e as condições de exercício da atividade são fatores para o acometimento de problemas de saúde mental.

Esta é a segunda edição da pesquisa, que ouviu mais de dois mil profissionais de saúde, de todas as regiões do país. As respostas indicam uma melhora em relação à primeira edição, de 2022, quando 45% dos entrevistados apresentavam algum transtorno de ordem mental.

Edição: Vitoria Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo
Saúde

RJ sedia primeira Conferência dos Institutos de Saúde do G20

O objetivo é debater prevenção, resposta, colaboração e financiamento para atuais e futuras emergências sanitárias, além de formas de apoiar as prioridades do bloco econômico. 

Baixar arquivo
Educação

Dados da ONU: quase metade das crianças refugiadas está fora da escola

Mais de 7 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola. É o que revela o relatório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados. Esse número é quase a metade das 14,8 milhões de crianças refugiadas em idade escolar do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra melhor campanha paralímpica com 89 medalhas em Paris

O Brasil fez a melhor campanha da história nos Jogos Paralímpicos em Paris.

O país ficou em quinto lugar geral com 89 medalhas.

Foram 25 medalhas de ouro; 26 de prata; e 38 de bronze. Superando as 72 conquistas em Tóquio 2020 e na Rio-2016.

Baixar arquivo