logo Radioagência Nacional
Saúde

Pesquisa: médicas são mais afetadas com doenças mentais

Dois de cada três profissionais afetados são mulheres
Baixar
Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional
28/08/2024 - 11:55
Rio de Janeiro
Hospital de campanha para vítima de Covid-19 em Santo André, São Paulo
© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Transtorno de ansiedade, depressão e síndrome de burnout: essas são as principais doenças mentais que os médicos brasileiros apresentam, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o estudo “Qualidade de Vida dos Médicos”, realizado pela Afya, empresa de educação e soluções para a prática médica, dois de cada três profissionais afetados são mulheres, e quase metade tem entre 25 e 35 anos.

A pesquisa ainda revelou que cerca de 3,6% dos médicos já estiveram internados para tratar alguma condição mental e precisaram ficar afastados por cerca de cinco semanas nos últimos 12 meses.

Outro ponto diz respeito ao índice elevado de automedicação, como detalha o médico e diretor da pesquisa Eduardo Moura. Moura ressalta que a carga média de trabalho dos médicos, de quase 51 horas por semana, e as condições de exercício da atividade são fatores para o acometimento de problemas de saúde mental.

Esta é a segunda edição da pesquisa, que ouviu mais de dois mil profissionais de saúde, de todas as regiões do país. As respostas indicam uma melhora em relação à primeira edição, de 2022, quando 45% dos entrevistados apresentavam algum transtorno de ordem mental.

x