Vacina contra mpox é prioridade da Rede Vírus

Vacina nacional será produzida com o vírus do mpox atenuado

Publicado em 20/08/2024 - 21:35 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A criação de uma vacina brasileira contra a mpox é atualmente a prioridade da Rede Vírus, comitê de especialistas em virologia criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e produção de conteúdo sobre vírus emergentes no Brasil.

O imunizante está sendo desenvolvido no Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais há cerca de dois anos. Em 2022, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos doou para a UFMG o material conhecido como “semente do vírus”, que é o ponto de partida para o desenvolvimento do IFA, Insumo Farmacêutico Ativo, a matéria-prima para a produção do imunizante.

A vacina nacional será produzida com o vírus do mpox atenuado, mesma tecnologia do imunizante comprado pelo Ministério da Saúde, produzido por uma farmacêutica dinarmarquesa, e que tem efeitos colaterais considerados leves.

O professor e pesquisador da UFMG, membro da Rede Vírus e coordenador da CâmaraPox, Flávio Fonseca, explica que no momento estão sendo feitos estudos de escalonamento.

Ainda segundo Flávio Fonseca, a tecnologia já está em condições de ser transferida para o setor produtivo, como os laboratórios públicos de Biomanguinhos /Fiocruz ou Butantan, de São Paulo, o que só dependem de negociações.

O pesquisador explica também que as vacinas deverão ser usadas na prevenção, ou seja: na pré-exposição ao vírus.

A OMS declarou emergência em saúde pública de importância internacional para a mpox no último dia 14 devido ao aumento do número de casos. Diante de boatos que circularam nas redes sociais sobre possíveis novos lockdowns, como ocorreu durante a pandemia de covid-19, a OMS desaconselhou a adoção de qualquer tipo de isolamento social para interromper a transmissão da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, foram registrados 709 casos da mpox no Brasil. Com a declaração de emergência, o Ministério da Saúde anunciou que negocia a compra de 25 mil doses da vacina dinamarquesa com a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. 

Segundo o governo, desde 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o uso provisório do imunizante, o Brasil já recebeu cerca de 47 mil doses e aplicou 29 mil.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Trânsito: dos 30 mil proprietários de motocicletas, 17 mil não têm CNH

Levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito mostra que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra cinco mil focos de incêndios só nas últimas 24 horas

Cerrado ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos entre esta segunda (9) e terça-feira. Qualidade do ar tem ficado insalubre em várias cidades brasileiras. Na região amazônica, a fumaça tem chegado à comunidades indígenas. 

Baixar arquivo
Política

Lula se compromete a retomar negociações para reconstrução da BR 319

A rodovia, que vai ligar Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia, é alvo de controvérsias há décadas por cortar a região da floresta amazônica. Segundo o presidente, o importante é garantir que não vai haver desmatamento e grilagem de terra próximo à rodovia.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Brasil e oito países denunciam Daniel Ortega à ONU

O presidente da Nicarágua é acusado de violação de direitos humanos, tortura e repressão. E mais: chega a 127 número de mortos por causa de Tufão, no Vietnã; navios da Segunda Guerra submergem no rio Danúbio.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo