O Hemocentro de Brasília convocou pessoas de tipos sanguíneos negativos para a doação de sangue. A intenção é reverter a situação crítica dos estoques.
O Hemocentro da capital federal iniciou nessa quinta-feira o atendimento prioritário aos doadores dos tipos O, A, B e AB negativos, que vai até o dia 30 de setembro ou enquanto os estoques estiverem baixos.
Para garantir senha preferencial, o doador deve comprovar o grupo sanguíneo por meio de cadastro no próprio Hemocentro ou apresentar o exame de tipagem sanguínea.
Em 2024 o Hemocentro de Brasília registrou a menor média de doações. Para manter os estoques em níveis seguros são necessárias 180 doações por dia. Mas, ao longo do mês de setembro, o registro do Hemocentro foi de apenas 103 doações.
A queda pode ter sido intensificada pela baixa umidade do ar, como explica Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemocentro de Brasília
Para doar, o cidadão tem que ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e estar saudável. Quem foi diagnosticado recentemente com gripe, covid-19 ou dengue deve se informar sobre os prazos de aptidão para doar sangue.
Menores de 18 anos também podem doar sangue, desde que apresentem formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe, tutor ou guardião. Os idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos para estarem aptos a doar novamente, desde que não tenham mais de 69 anos de idade.
Todos os doadores devem apresentar, obrigatoriamente, documento de oficial de identidade , com foto em bom estado de conservação. O Hemocentro também aceita versões digitais dos documentos em aplicativos oficiais.
Quem for doar sangue deve observar as seguintes recomendações: ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas12 horas, não fumar duas horas antes da doação e não estar em jejum....
Kelly Barbi, da Fundação Hemocentro, convoca a população do Distrito Federal para doar sangue.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
O agendamento da doação de sangue pode ser feito no site "agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160 opção 2". Os encaixes são possíveis, mas dependem da disponibilidade de vagas no dia solicitado.
Com produção de Salete Sobreira e supervisão de Roberto Piza.