Fralda geriátrica e Dapagliflozina ficam gratuitas no Farmácia Popular
![Elza Fiuza/ Agência Brasil 07/06/2023 - Brasília - Foto de arquivo - Farmácia Popular em Brasília. Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Idosos agora podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente no Farmácia Popular. Outra novidade no programa é que pacientes que têm diabetes associada a doença do coração agora podem adquirir o remédio também de graça.
Irani Gomes, de 65 anos, moradora de Alexânia, em Goiás, comemorou a gratuidade nas fraldas. “As fraldas geriátricas que eu usava eram mais de dois pacotes por dia. Com a medida do governo, eu consegui economizar quase que 100%. Aí dá para investir em exames e alimentação”.
As novidades foram anunciadas nessa quinta-feira (13). Esses eram itens que cobravam uma coparticipação do consumidor. Com a mudança, todos os 41 produtos do programa passam a ser gratuitos e para toda a população.
A nova medida deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, segundo o Ministério da Saúde.
O Farmácia Popular foi criado em 2004 e distribui medicamentos para asma, hipertensão, osteoporose e doença de Parkinson, entre outros. Mais de 70 milhões de pessoas já utilizaram o programa.
Para retirar o medicamento, basta a pessoa ir a uma farmácia credenciada e apresentar documento de identidade e CPF, e a receita médica dentro do prazo. Pode ser do SUS e de médico particular.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)