Delegacia de Crimes Cibernéticos do DF prende suspeitos de ameaças de morte a juízes e promotores

Crimes cibernéticos

Publicado em 21/05/2020 - 16:15 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira (21) no Distrito Federal, acusados de ameaçar de morte autoridades do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.

 

A operação foi realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, em parceria com o Núcleo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPDFT – o Ministério Público do DF e Territórios.

 

Os suspeitos foram surpreendidos por investigadores no residencial Lake Side, um condomínio de luxo na região do Lago Paranoá, em Brasília. Eles foram encontrados graças ao rastreamento dos e-mails disparados a promotores e juízes do TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

 

As mensagens enviadas pelo grupo dizem que "o país chegou a um ponto em que não é possível resolver os problemas através da razão e do bom-senso". E faz uma convocação para que a população mate, em legítima defesa, agentes como políticos, juízes, promotores, amigos, familiares e o que eles chamaram de demônios de toda a sorte.

 

Agora, a polícia trabalha para identificar os integrantes desse grupo e quem estaria bancando essas ações, como detalhou o delegado à frente da operação, Giancarlos Zuliani.

 

Sonora: “O que a gente percebe é o seguinte. Essas pessoas são financiadas. Elas moram num local com aluguel muito caro, têm bons veículos. Têm combustível, rodam o dia inteiro divulgando esse material antidemocrático. E não têm nenhum tipo de fonte renda, ou que possa manter esse um padrão de vida nesse local.”

 

Entre os itens apreendidos no local estão cartilhas, cartazes com o nome "Comando de Intervenção" e um pendrive etiquetado com a frase "matar juízes. matar todos". Também foram retidas as listas com os endereços de e-mail dos juízes que receberam as ameaças.



O promotor e coordenador do núcleo especial de combate aos crimes cibernéticos do Ministério, Leonardo Otreira, detalha que a ameaça não teve um critério de seleção das vítimas.

 

Sonora: “As ameaças de e-mail foram enviadas indistintamente para membros do Ministério Público e da magistratura. E tinham esse conteúdo ameaçador, indicando que a solução seria matar juízes e promotores para implementar esse regime que eles entendiam como o que deveria acontecer no Brasil.”

 

Um dos apreendidos é Rodrigo Ferreira, de 40 anos. O outro, identificado como Célio Evangelista Ferreira de Nascimento, de 79 anos, mantém uma página na internet em que se autointitula como presidente constituinte do Brasil.

 

Nessa página, é possível acessar um documento que dá instruções sobre quem deve ser assassinado e coloca também no rol das vítimas - médicos, policiais militares e federais que usam máscaras e até o presidente Jair Bolsonaro.

 

Os suspeitos foram presos em flagrante e devem responder pelo crime de utilização indevida de selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio. A pena é de dois a seis anos de reclusão e multa. A possibilidade de alterar a tipificação do crime para ameaça à segurança nacional não foi descartada e dependerá do andamento das investigações.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo