PF desarticula quadrilha especializada em importar armas de fogo ilegalmente

Mercado das Armas

Publicado em 29/07/2020 - 14:58 Por Dayana Vítor - Brasília

A Operação Mercado das Armas da Polícia Federal esteve nas ruas, nesta quarta-feira (29), em oito estados brasileiros para desarticular uma quadrilha especializada em importar armas de fogo de forma ilegal do Paraguai para o Brasil. Cerca de 130 agentes cumpriram 25 mandados de busca apreensão e um mandado de prisão preventiva no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

 

De acordo com as investigações, suspeitos de participar da quadrilha no Paraná, Minas Gerais e São Paulo, se uniram para importar armas de fogo e acessórios do Paraguai para diversos estados brasileiros. No país vizinho, atravessadores ajudavam a trazer as mercadorias para o Brasil.

 

Um dos acessórios que o provável grupo criminoso comercializava era uma modificação do Kit Roni, utilizado em pistolas de airsoft, aquelas destinadas a jogos e simulações com balas de plásticos não letais. Mas a quadrilha transformava esse kit em uma espécie de submetralhadora com projéteis de verdade.

 

Esses produtos eram vendidos em plataformas virtuais, sem emissão de notas fiscais.

 

Os policiais apreenderam armas de fogo e acessórios, escondidos dentro de equipamentos, como rádios, climatizadores e panelas elétricas, para serem transportados sem dificuldades.

 

Os investigados poderão responder por crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir pena de até 12 anos de prisão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Mourão afirma que Brasil precisa investir na bioeconomia da Amazônia

O vice presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil reconhece e trabalha para enfrentar os desafios para conter os incêndios e as atividades ilegais na Amazônia.

Baixar arquivo