Mulheres podem denunciar violência doméstica pelo WhatsApp na Bahia

Publicado em 20/10/2020 - 17:47 Por Leandro Martins - Brasília

O combate à violência doméstica vai contar agora com mais um canal de denúncia na Bahia: é o WhatsApp Respeita as Mina. O diferencial da iniciativa é o uso de um software que utiliza inteligência artificial para responder de forma instantânea as mulheres que buscarem ajuda no número (71) 99099322.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública baiana.

Os diálogos são apenas por mensagem de texto, porque muitas vítimas ficam impossibilitadas de fazer uma ligação na presença do agressor.

Atendentes podem acionar a polícia militar nas situações de emergência. O projeto é pioneiro, e foi pensado de forma a evitar o deslocamento das vítimas às delegacias com a pandemia do novo coronavírus.

Caso queira obter apenas orientações, ao acessar o WhatsApp Respeita as Mina, a usuária pode clicar em um link que informa quais são os órgãos que compõem a rede de atenção à mulher em situação de violência, e as atribuições de cada um deles; também explica como fazer uma denúncia; como obter uma medida protetiva de urgência; e o que fazer em caso de violência sexual.

O sistema também informa outros canais de denúncia, como o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona todos os dias, 24 horas e é gratuito.

Também é possível acessar o WhatsApp Respeita as Mina por meio do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia: mulheres.ba.gov.br.

*reportagem: Bianca Paiva

 

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo