Polícia Civil do Rio faz reconstituição da morte do menino João Pedro

Ele foi morto em maio, durante operação no Complexo do Salgueiro

Publicado em quinta-feira, 29 Outubro, 2020 - 15:50 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (29) a reprodução simulada do caso do menino João Pedro, morto em maio durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. A princípio, a reconstituição estava marcada para julho, mas foi adiada a pedido do Ministério Público estadual.

Todos os policiais e testemunhas foram convocados para participar do trabalho, que reuniu peritos e investigadores, além de promotores do Ministério Público e integrantes do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria.

Familiares do adolescente também acompanharam a reconstituição. Entre eles, o pai de João Pedro, Neilton Mattos, que cobrou justiça pela morte prematura do filho, aos 14 anos de idade.

A investigação em andamento pretende esclarecer todas as circunstâncias da morte de João Pedro e apurar a conduta dos agentes que participaram da operação conjunta das Polícias Civil e Federal, cujo objetivo era cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa em São Gonçalo.

O coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Fábio Amado, reforçou a necessidade de atuação conjunta para se chegar a verdade dos fatos e dar uma reposta à família.

João Pedro foi morto dentro de casa. Após atingido por um disparo, ele foi levado por policiais de carro, com o auxílio de um primo, e depois transportado de helicóptero. A família só conseguiu localizá-lo horas depois, já no IML.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

"Não entregue aos outros o seu destino", pede Barroso aos eleitores

Em pronunciamento em rede nacional na noite deste sábado, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Luiz Roberto Barroso convocou os eleitores de 57 cidades brasileiras onde haverá segundo turno a comparecerem às urnas neste domingo, inclusive quem deixou de votar no primeiro turno.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Emissão de gases poluentes no mundo cai, mas CO2 continua a aumentar

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%. Mas a queda não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono (CO2) – que produz o efeito estufa.

Baixar arquivo
Geral

Natal iluminado: pisca-pisca é item popular, mas pode oferecer perigo

Um dos enfeites mais populares de Natal, o pisca-pisca é facilmente encontrado à venda no fim do ano. Mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher e instalar essas luzes. Se o produto for de baixa qualidade ou instalado de forma incorreta, pode provocar incêndios ou choques elétricos. Saiba o que é preciso observar para garantir a segurança do item.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Quem não votou no 1º turno pode comparecer às urnas neste domingo - mesmo quem ainda não justificou a ausência. Mas é preciso lembrar de tomar precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Eleições 2020

TSE aprova envio de Força Federal para mais duas capitais

A Força Federal é composta por militares das forças armadas, e atua durante as eleições na segurança do processo eleitoral, garantindo o livre exercício do voto. Nessa quinta-feira, a Justiça Eleitoral já havia aprovado o emprego da Força Federal para Manaus, no Amazona; e Fortaleza e Caucaia, no Ceará.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de São Carlos decreta estado de emergência

A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde dessa quinta-feira. Pelo menos 150 moradores tiveram que ser resgatados de áreas alagadas. A área central foi uma das mais impactadas. Mais de 100 lojas da região foram inundadas, carros foram arrastados e várias ruas tiveram o asfalto arrancado com a força da água.

Baixar arquivo