Operação da PF mira grupo acusado de fraudes contra a Caixa no RJ

2 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Nova Iguaçu

Publicado em 23/11/2020 - 17:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal foi executada pela Polícia Federal em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e com apoio de policiais federais de Niterói, região metropolitana da capital.

Foram expedidos um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, estes já foram cumpridos. O mandado de prisão permanece em aberto, em razão da pessoa não ter sido encontrada.

Na ação, que recebeu o nome de operação Pestilência, os policiais federais apreenderam celulares, notebooks e diversos documentos que serão analisados e periciados.

A investigação aponta que o grupo criminoso, que conta com a participação direta de pelo menos dois funcionários da Caixa Econômica Federal, se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS, de Cota PIS e de empréstimos consignados junto ao INSS com uso de documentos falsos. Além disso, o grupo também é responsável por um prejuízo inicial superior a R$ 200 mil.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, peculato, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência irônica à atividade de perfumaria da empresa criada e utilizada pela organização criminosa para a lavagem dos valores desviados.

Últimas notícias
Saúde

Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo
Esportes

São Paulo enfrenta Jorge Wilstermann por vaga na Sul-Americana

Tricolor se garante no mata-mata da competição em caso de vitória simples no Morumbi

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

Baixar arquivo
Política

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União. Cerca de R$ 23 milhões teriam sido desviados.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia enfrenta falta de testes para dengue, zika e chikungunya

Enquanto enfrenta o problema da falta de insumos, o poder público tenta redobrar os esforços para combater o mosquito.

Baixar arquivo