Operação da PF mira grupo acusado de fraudes contra a Caixa no RJ

2 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Nova Iguaçu

Publicado em 23/11/2020 - 17:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal foi executada pela Polícia Federal em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e com apoio de policiais federais de Niterói, região metropolitana da capital.

Foram expedidos um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, estes já foram cumpridos. O mandado de prisão permanece em aberto, em razão da pessoa não ter sido encontrada.

Na ação, que recebeu o nome de operação Pestilência, os policiais federais apreenderam celulares, notebooks e diversos documentos que serão analisados e periciados.

A investigação aponta que o grupo criminoso, que conta com a participação direta de pelo menos dois funcionários da Caixa Econômica Federal, se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS, de Cota PIS e de empréstimos consignados junto ao INSS com uso de documentos falsos. Além disso, o grupo também é responsável por um prejuízo inicial superior a R$ 200 mil.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, peculato, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência irônica à atividade de perfumaria da empresa criada e utilizada pela organização criminosa para a lavagem dos valores desviados.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo