Operação da PF mira grupo acusado de fraudes contra a Caixa no RJ

2 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Nova Iguaçu

Publicado em 23/11/2020 - 17:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal foi executada pela Polícia Federal em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e com apoio de policiais federais de Niterói, região metropolitana da capital.

Foram expedidos um mandado de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, estes já foram cumpridos. O mandado de prisão permanece em aberto, em razão da pessoa não ter sido encontrada.

Na ação, que recebeu o nome de operação Pestilência, os policiais federais apreenderam celulares, notebooks e diversos documentos que serão analisados e periciados.

A investigação aponta que o grupo criminoso, que conta com a participação direta de pelo menos dois funcionários da Caixa Econômica Federal, se utiliza de uma rede de falsificadores e sacadores para levantamento indevido de valores do FGTS, de Cota PIS e de empréstimos consignados junto ao INSS com uso de documentos falsos. Além disso, o grupo também é responsável por um prejuízo inicial superior a R$ 200 mil.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, peculato, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referência irônica à atividade de perfumaria da empresa criada e utilizada pela organização criminosa para a lavagem dos valores desviados.

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo