Operação desarticula quadrilhas que pirateavam conteúdo digital pago

Policiais civis cumprem 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados

Publicado em 05/11/2020 - 13:54 Por Nelson Lin - São Paulo

Policiais civis de 10 estados cumpriram 25 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (5), na fase 2 da Operação 404, para desarticular quadrilhas que fazem retransmissão ilegal de conteúdo pago, popularmente conhecido como “gatonet”.

A operação ocorreu nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Dez dos mandados foram no estado de São Paulo. A operação contou com a participação do Ministério da Justiça e das embaixadas dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o Ministério da Justiça conseguiu o bloqueio e suspensão de 252 sites e 65 aplicativos. Além disso, a Justiça determinou que estes sites e aplicativos sejam desindexados de sites de busca.

Os usuários não foram alvo desta operação, no entanto, Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, alertou para que os consumidores não utilizem o serviço por gerar prejuízos à economia formal do país, além de trazerem riscos à sua própria segurança cibernética.

Os investigados vão responder pelos crimes de violação de direitos autorais, que prevê pena de 2 a 4 anos de prisão.

 

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo