Operação Sangria investiga fraudes e desvio de recursos públicos no AM

PF apura esquema que envolvia compra de respiradores e vinhos

Publicado em segunda-feira, 30 Novembro, 2020 - 20:40 Por Kariane Costa - Brasília

A Polícia Federal deflagrou hoje em Manaus, no Amazonas, a terceira fase da Operação Sangria, que investiga fraudes e desvio de recursos públicos.

Os agentes apuram se uma revendedora de vinhos foi utilizada para desviar recursos, que deveriam ser destinados ao sistema de saúde no combate à Covid.

Foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça 4 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a PF, há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Saúde do Amazonas estariam envolvidos em um esquema que envolvia a compra de respiradores pulmonares e a compra de vinhos.

A PF sustenta que, mesmo antes da abertura da licitação do governo para compra de respiradores, a empresa investigada comprou parte dos equipamentos em outro estado.

O governo do estado adquiriu, com dispensa de licitação, 28 respiradores de uma importadora de vinhos.

O negócio aconteceu em uma triangulação, ou seja, uma empresa fornecedora de equipamentos de saúde, vendeu respiradores à adega de vinho. No mesmo dia, a importadora de vinhos revendeu os equipamentos para o estado por um valor mais alto.

Os indiciados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos de prisão.

Também está sendo apurado o frete aéreo dos respiradores pulmonares, que foi pago pelo governo do Amazonas. Segundo o edital, esse custo deveria ficar a cargo da empresa contratada.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas informa que está contribuindo, desde o início, com a apuração dos fatos pela Polícia Federal e órgãos de controle do Estado e reitera que confia na Justiça.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra covid-19 começa hoje, diz Pazuello

Nesta primeira fase, tomam da vacina trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 75 anos, e idosos com mais de 60 que vivem em asilos, indígenas aldeados e população ribeirinha.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos pela 30ª rodada do Brasileirão

Pela 30ª rodada do Brasileirão nesse domingo (17),  o Santos venceu Botafogo, São Paulo empatou com Atlético Paranaense e Atlético Mineiro venceu o Atlético Goianiense. 

E hoje Palmeiras enfrenta o Corinthians e o Flamengo joga contra o Goiás. 

Baixar arquivo
Educação

Enem tem abstenção de 51%, a maior da história do exame

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou o Enem um sucesso e responsabilizou a campanha contra a aplicação do exame durante a pandemia como um dos motivos da alta abstenção. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Anvisa aprova vacinas, e doses serão distribuídas nesta segunda

Após aprovação do uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac e de 2 milhões da vacina de Oxford (que ainda não estão em solo brasileiro), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que os imunizantes começam a ser enviados nesta segunda-feira para os estados. O governo de SP já fez a primeira aplicação da CoronaVac na enfermeira negra Mônica Calazans, que atua na linha de frente contra o coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

Pessoas são detidas no Amazonas por descumprir toque de recolher

Só nessa madrugada, 20 pessoas foram detidas em Manaus por não respeitarem o decreto que restringe a circulação de pessoas das 19h às 6h. Estado vive caos na saúde e falta oxigênio para pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Rio tem 1º dia de reabertura das áreas de lazer da orla

O domingo típico de verão - com sol forte e temperaturas elevadas - marcou o primeiro fim de semana de reabertura das áreas de lazer na orla do Rio. E o resultado não foi outro.

Baixar arquivo