Preso por pedofilia no RJ compartilhou 18 mil arquivos em 3 meses

Homem de 48 anos foi um dos detidos em flagrante por operação da PF

Publicado em 06/11/2020 - 19:55 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Dois homens foram presos nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, durante operação desencadeada contra a pedofilia.

A Justiça autorizou quatro mandados de busca e apreensão, na capital fluminense, em locais ligados a suspeitos investigados pela Polícia Federal na operação Rastreado, de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Os dois investigados, alvos da operação, foram presos em flagrante com vídeos e arquivos contendo pornografia infantil.

Segundo informações da PF, um dos presos, de 54 anos, oferecia vídeos, em formato DVD, em uma plataforma de comércio eletrônico. A descrição dos conteúdos indicava que alguns tinham sido produzidos no Brasil e outros na Europa.

O outro preso, de 48 anos, fazia uso de diversas contas na internet para transmitir e compartilhar arquivos de crianças exploradas sexualmente. A investigação descobriu que no período de apenas três meses, em meio à pandemia, o suspeito transmitiu aproximadamente 18 mil arquivos de violência sexual contra menores.

Os presos tiveram as suas atividades na internet rastreadas pela Polícia Federal por meio de ferramentas de inteligência artificial e outras técnicas de investigação cibernética. Todo o material apreendido será periciado.

A Operação tenta obter outros elementos de prova e identificar a participação de mais pessoas nos crimes.

Os envolvidos vão responder pelos crimes previstos no ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, além de outros que possivelmente surjam em consequência da operação desta sexta-feira.  As penas previstas podem chegar a 08 anos de prisão.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo