Visitas presenciais vão ser retomadas nos presídios paulistas

Entrada de alimentos e encontros íntimos continuam proibidos

Publicado em 05/11/2020 - 21:50 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A partir do próximo fim de semana, as visitas dos amigos e familiares voltam a ser permitidas na maior parte dos presídios do estado. Elas foram suspensas em março por decisão judicial, para evitar a transmissão do novo coronavírus.

São Paulo tem 177 presídios. As visitas estão autorizadas em 160 deles. Para o restante, ainda há decisões judiciais em vigor que proíbem a entrada no sistema.

Segundo a SAP, a secretaria de administração penitenciária, o protocolo de segurança vai limitar as visitas a uma pessoa por preso e a divisão por pavilhões. Apenas presos em pavilhões pares vão receber visitas no próximo final de semana. Os de pavilhões ímpares recebem visita no final de semana seguinte.

Visitantes vão ter que medir temperatura e o nível de oxigênio no sangue e só podem permanecer por duas horas dentro do sistema e o uso de máscaras vai ser obrigatório durante todo o período. Visitas íntimas e entrada de alimentos também estão proibidas, como explicou Carolina Maracajá, diretora do Programa de Atenção e Egresso da Família

Mas para o presidente do Sifuspesp, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do estado, Fabio Cesar Ferreira, o protocolo é insuficiente e as pessoas deveriam ser testadas

Entre outubro e novembro foi registrado um crescimento de 21% de casos de Covid-19 entre presos, segundo o sindicato. Desde o começo da pandemia, já foram confirmados quase 10 mil casos e 33 mortes em função da doença entre os internos, e mais de 1,7 mil casos e 31 mortes entre os servidores.

A retomada das visitas atende uma reivindicação das famílias, mas os riscos de agravar o problema de saúde também é uma preocupação delas, como explicou Fábio Pereira da Amparar, a Associação de Amigos e Familiares de Presos

A testagem em massa nos presídios é uma recomendação da OMS, a Organização Mundial da Saúde. São Paulo tem o maior sistema carcerário do país com cerca de 250 mil pessoas. A estimativa é que cerca de 20% delas tenham sido testadas até agora.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária diz que as providencias adotadas não sustentam a previsão de que a retomada das visitas resulte em uma tragédia anunciada.

Além de São Paulo, o governo de Tocantins também anunciou a retomada das visitas nos presídios do estado. Desde hoje está permitida a visita de advogados, e a partir do dia 12, as famílias.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo