33,5 mil presos de SP tiveram direito a saidão de Natal, iniciado hoje

Liberação para fim de ano é válida para quem está no semiaberto

Publicado em 22/12/2020 - 17:44 Por Dayana Vítor - Brasília

Após quase um ano sem usufruírem do direito às saídas temporárias, 33.563 presos de São Paulo foram contemplados com o saidão de Natal e Ano Novo. Eles deixaram as penitenciárias às 6h desta terça-feira e deverão retornar às cadeias até 18h do dia 5 de janeiro.

Essa medida vale apenas para aqueles detentos que cumprem pena no regime semiaberto. As saídas temporárias em São Paulo foram proibidas no início de março, por causa da pandemia da Covid-19, e só retornaram agora no final do ano. Quando eles regressarem paras as unidades prisionais paulistas em janeiro, terão que cumprir um isolamento social.

No Distrito Federal, nessa segunda-feira, 1.855 presos saíram do Complexo Penitenciário da Papuda para passar o Natal em casa. Eles deverão retornar ao presídio no dia 28 de dezembro. As saídas temporárias dos presos do regime semiaberto no DF também foram suspensas em março, mas voltaram no início de setembro.

Tentamos contato com o CNJ, Conselho Nacional de Justiça, para obter um balanço de todo o país, mas até ao fechamento desta matéria não obtivemos resposta. Logo no início da pandemia, no dia 17 de março, o CNJ divulgou um ofício com recomendações para o sistema penitenciário nacional. Entre elas, a suspensão das saídas temporárias para preservar a saúde dos detentos, enquanto durasse a pandemia.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo