logo Radioagência Nacional
Segurança

Polícia cumpre 14 mandados em ação contra furto de petróleo no Rio

Operação Sete Capitães tem o apoio do Ministério Público
Baixar
Raquel Júnia
04/12/2020 - 12:19
Rio de Janeiro

O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizam uma operação para coibir o furto de petróleo em dutos na região Norte Fluminense. Sete pessoas já foram presas. Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do MP em cinco estados, além do Rio, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

A ação congrega a segunda e a terceira fases da Operação Sete Capitães, realizada em novembro do ano passado. Na ocasião, o objetivo também era cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da mesma organização criminosa, que roubava o combustível diretamente dos dutos da Transpetro nos municípios de Quissamã e Carapebus, no norte do estado. Seis pessoas foram presas na primeira fase.

De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha realizou pelo menos 12 perfurações na região e os prejuízos estimados à Transpetro são de R$ 25 milhões. A quadrilha teria furtado cerca de três milhões de litros de combustível e lucrado em torno de R$ 4,8 milhões com a venda do produto.

Segundo o Ministério Público, na primeira fase, foram identificados os líderes, executores e seguranças do grupo, inclusive um policial militar da ativa. Com o andamento das investigações, novos integrantes acabaram sendo descobertos, entre eles receptadores em Rolândia, no Paraná, e Vila Velha, no Espírito Santo, além dos responsáveis pelo transporte, que residem nos municípios paulistas de Ourinhos e Iracemápolis.

Também estão sendo cumpridos mandados hoje em Rio Bonito, Carapebus e Quissamã, no Rio, e Além Paraíba, em Minas.

Durante as investigações a Polícia conseguiu identificar um empresário do estado do Espírito Santo, operador do braço financeiro da organização criminosa.

 

x