Investigação de crimes contra crianças terão prioridade no RJ
Os crimes contra a vida de crianças e adolescentes a partir de agora terão prioridade de investigação no Rio de Janeiro. A lei que recebeu o nome Ágatha Felix, a criança de 8 anos que morreu após ser baleada no conjunto de favelas do Alemão em 2019, foi sancionada pelo governador em exercício Claudio Castro nesta quarta-feira (13). O texto estabelece que os procedimentos e todas as comunicações referentes aos crimes devem conter o seguinte aviso escrito "Prioridade - Vítima Criança ou Adolescente".
A lei é de autoria das deputadas Renata Souza e Dani Monteiro, do Psol, e Martha Rocha, do PDT. A Defensoria Pública do Estado emitiu uma nota apoiando a sanção da lei e destacando que apesar do dever constitucional do Estado de garantir, com prioridade absoluta, direitos das crianças e adolescentes, os casos de mortes violentas têm aumentado e as respectivas investigações não têm merecido a devida atenção. O subcoordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, Daniel Lozoya, destaca a demora nas investigações sobre esses crimes.
Um levantamento da Plataforma Fogo Cruzado mostrou que no ano passado 22 crianças foram baleadas no Grande Rio, 8 delas morreram e 4 foram atingidas durante tiroteios. Nos primeiros dias de 2021 pelo menos uma criança foi baleada. Rafael Capela, de 7 anos, durante uma operação policial em Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio. Ele segue internado em estado grave.
Em 2019, ano da morte de Ágatha Felix, o Rio contabilizou 24 crianças baleadas e 7 mortes. A escalada de casos motivou a organização Justiça Global a denunciar a violência letal contra crianças e adolescentes à ONU no ano passado.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arte EBC Podcast Dizem as fontes, episódio 3 o público](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)