Investigação de crimes contra crianças terão prioridade no RJ

Lei que garante a agilidade foi sancionada nesta quarta-feira

Publicado em 14/01/2021 - 13:36 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Os crimes contra a vida de crianças e adolescentes a partir de agora terão prioridade de investigação no Rio de Janeiro. A lei que recebeu o nome Ágatha Felix, a criança de 8 anos que morreu após ser baleada no conjunto de favelas do Alemão em 2019, foi sancionada pelo governador em exercício Claudio Castro nesta quarta-feira (13). O texto estabelece que os procedimentos e todas as comunicações referentes aos crimes devem conter o seguinte aviso escrito "Prioridade - Vítima Criança ou Adolescente".

A lei é de autoria das deputadas Renata Souza e Dani Monteiro, do Psol, e Martha Rocha, do PDT. A Defensoria Pública do Estado emitiu uma nota apoiando a sanção da lei e destacando que apesar do dever constitucional do Estado de garantir, com prioridade absoluta, direitos das crianças e adolescentes, os casos de mortes violentas têm aumentado e as respectivas investigações não têm merecido a devida atenção. O subcoordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, Daniel Lozoya, destaca a demora nas investigações sobre esses crimes.

Um levantamento da Plataforma Fogo Cruzado mostrou que no ano passado 22 crianças foram baleadas no Grande Rio, 8 delas morreram e 4 foram atingidas durante tiroteios. Nos primeiros dias de 2021 pelo menos uma criança foi baleada. Rafael Capela, de 7 anos, durante uma operação policial em Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio. Ele segue internado em estado grave.

Em 2019, ano da morte de Ágatha Felix, o Rio contabilizou 24 crianças baleadas e 7 mortes. A escalada de casos motivou a organização Justiça Global a denunciar a violência letal contra crianças e adolescentes à ONU no ano passado.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo