Número de tiroteios na Região Metropolitana do Rio caiu em 2020

Publicado em 11/01/2021 - 16:58 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Levantamento da plataforma Fogo Cruzado divulgado nesta segunda-feira (11) aponta que os tiroteios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro diminuíram em 2020.  Foram registrados 4.589 disparos de arma de fogo contra 7.368 em 2019.

Ao longo de todo o ano passado, 1.795 pessoas foram baleadas, sendo que 896 morreram e 899 ficaram feridas. Em comparação com 2019, o número de óbitos nos tiroteio caiu  41%, e o de feridos 34%.

O relatório do Fogo Cruzado revela ainda que, proporcionalmente, apesar dos números terem diminuído em relação a 2019, a violência se fez presente no dia a dia da Região Metropolitana do Rio em 2020. Nem as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19 foram capazes de conter este que já se tornou um problema crônico no estado.

A violência não poupou sequer as crianças:  22 foram baleadas no ano passado, contra 24 em 2019. O número de morte entre as crianças subiu de sete para oito no período. Entre os adolescentes, dos 40 atingidos por disparos de armas de fogo, 18 não resistiram aos ferimentos.

O pesquisador Daniel Hirata, da Universidade Federal Fluminense, lembra que o ano de 2020 foi marcado pela diminuição das operações policiais no estado, o que pode ter contribuído para a queda de mortes em comunidades cariocas. No período, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão dessas ações durante a pandemia. 

De acordo com o levantamento da plataforma Fogo Cruzado, o trabalho de ajuda à população carente, feito por voluntários durante a pandemia, não ficou imune à violência armada, e foi interrompidos diversas vezes por confrontos registrados nas comunidades.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo