Ronda Maria da Penha divulga número de atendimentos em 2021 no Rio

Publicado em 24/06/2021 - 19:22 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio atendeu de março a junho deste ano 179 mulheres vítimas de violência e fez 767 acolhimentos por meio de visitas domiciliares ou por telefone. O projeto, iniciado em março, é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio e conta com 31 guardas municipais e apoio de quatro viaturas adesivadas com faixas na cor lilás e a logomarca do programa.

A principal missão dos patrulheiros da ronda é verificar o cumprimento das medidas protetivas impostas pelos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital para coibir atos de violência doméstica e familiar. Os patrulheiros realizam os atendimentos com três agentes, sempre tendo pelo menos uma guarda feminina na equipe.

A líder operacional Glória Maria Bastos Barreto, é a coordenadora da Ronda Maria da Penha da GM-Rio. Ela destaca que a ronda diminuí a violência contra mulher e garante apoio e amparo em um momento de vulnerabilidade das vítimas.

Os guardas municipais que integram o projeto participaram de curso de capacitação em 2020, que contou com palestras presenciais e por videoconferência realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio. Técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima, Lei Maria da Penha e seus aspectos jurídicos são alguns dos assuntos abordados na formação.

Além disso, os agentes tiveram palestras com outras instituições que já realizam este trabalho e também realizaram visitas a entidades que desempenham importante papel no atendimento às vítimas e na prevenção da violência, entre elas a Central Judiciária de Abrigamento Provisório da Mulher.

Edição: Vitória Santos - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Sexualização de uniformes femininos no esporte é criticada por atletas

O corpo à mostra e a preocupação com a aparência não deveriam estar em jogo e escolha de uniformes deve priorizar a satisfação na prática esportiva segundo medalhista olímpica.

Baixar arquivo
Segurança

PF e PRF deflagraram a Operação Poturu para reprimir o garimpo ilegal

Batizada de Operação Poturu, as ações foram concentradas no entorno de terras indígenas da região conhecida como Calha Norte, no município de Almeirim.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministro do Meio Ambiente quer regular mercado de carbono junto à ONU

Joaquim Leite se reuniu nesta quarta-feira (04) com o presidente da Confederação das Nações Unidos Sobre Mudanças Climáticas, a COP26, Alok Sharma. Evento vai ser realizado na Escócia, em novembro deste ano.

Baixar arquivo
Educação

Saúde e Educação assinam portaria para o retorno seguro à sala de aula

Com previsão de retorno das aulas presenciais em todas as unidades da federação neste segundo semestre do ano, os Ministérios da Saúde e Educação assinaram, nesta quarta-feira, uma portaria conjunta com diretrizes gerais para o retorno seguro à sala de aula.

Baixar arquivo
Educação

Estudantes do Distrito Federal participam do projeto robótica espacial

Os estudantes poderão conhecer um espaço completo com impressoras 3D, máquinas laser, notebooks, além de robôs, veículos robóticos e drones.

Baixar arquivo
Geral

Zebra Tucha morre no zoológico de Brasília

A zebra Tucha de 25 anos morreu nesta madrugada devido à uma parada cardiorrespiratória.

Baixar arquivo