Região metropolitana do Rio tem aumento de 15% nas mortes por tiros

Publicado em 12/07/2021 - 09:11 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou um aumento de 15% nas mortes por arma de fogo no primeiro semestre do ano, de acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Mais de 1.100 pessoas foram baleadas nas 19 cidades do Grande Rio, quase 600 morreram e mais de 540 ficaram feridas.

Também foi registrado um aumento de 54% no número de chacinas. Foram 37 situações com três ou mais mortos na mesma ocorrência nos seis primeiros meses do ano. Cento e sessenta e seis pessoas foram assassinadas. Na maioria, segundo o levantamento, houve presença de agentes de segurança nas ocorrências.  

O número de pessoas baleadas dentro de casa dobrou no primeiro semestre. Foram 32 pessoas atingidas por arma de fogo nessa situação, contra 16 em 2020. Este ano, 20 morreram e 12 ficaram feridas. 

A violência vitimou também agentes de segurança. Segundo o levantamento, 94 foram baleados e 38 morreram. Um aumento de 27% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. 

No total, o levantamento registrou mais de 2.700 tiroteios ou disparos de arma de fogo. O número representa uma média de 15 tiroteios por dia, número 7% maior que o acumulado no primeiro semestre de 2020. 

A capital fluminense concentrou mais da metade desses registros. O relatório aponta que 26% dos tiroteios ocorridos neste primeiro semestre resultaram em mortos ou feridos.

O Instituto Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que mapeia dados sobre violência armada através de um aplicativo para celular, aliado a um banco de dados. A iniciativa foi lançada em 2016 para atender a região metropolitana do Rio e desde 2018 opera também na região metropolitana do Recife.

As secretarias de estado de Polícia Civil e Polícia Militar foram procuradas para comentar o aumento nos índices de violência apontado pelo levantamento, mas não responderam até o fechamento da matéria.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo