STF julga se Polícia pode acessar celulares sem autorização judicial

Para Ministério Público Federal isso não fere a privacidade do público

Publicado em 09/10/2021 - 17:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo Tribunal Federal analisa um recurso extraordinário do Ministério Público Federal, que defende que a Polícia pode acessar celular apreendido em local do crime sem prévia autorização judicial.

Pelo recurso, enviado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, aos ministros do Supremo, a autoridade policial pode acessar os registros telefônicos, a agenda de contatos e outros dados gravados em celular apreendido no local do crime, sem autorização judicial. A ação também não representaria violação ao sigilo das comunicações, ao direito à intimidade ou à privacidade do indivíduo.

Para o PGR, isso não fere o direito à privacidade dos investigados, viabiliza o trabalho da polícia e ainda atende ao previsto no artigo 6º do Código Penal, que relaciona as medidas a serem adotadas ao ser informada de um crime: comparecer ao local, ouvir testemunhas, apreender objetos e colher elementos de prova que possam esclarecer os fatos e as circunstâncias do delito, entre outros. Augusto Aras ressalta que os dados podem ser analisados, mas não divulgados pela polícia, em respeito ao direito à intimidade.

O caso que motivou o recurso trata da situação de uma pessoa processada por roubo, identificada pela polícia com base na análise do histórico de chamadas e das fotos salvas em um celular que caiu durante a fuga. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou a condenação, por entender que as provas seriam ilícitas, já que teria havido violação do sigilo dos dados e comunicações telefônicas.

O STF reconheceu a repercussão geral do caso, que está em análise no Plenário Virtual.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Ministério lança curso de qualificação para trabalhadoras domésticas

O Programa “Trabalho Doméstico e Cuidados Mulheres Mil” oferece 300 vagas nas capitais Aracajú, Salvador, São Luiz, Recife, São Paulo e na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Literário Internacional começa nesta quarta em Petrópolis

A 1º edição do Festival Literário Internacional ocupa o imponente prédio do Palácio de Cristal, a partir desta quarta-feira, 1º de maio.

Baixar arquivo
Geral

215 mil pessoas serão mobilizadas para a aplicação de provas no CNU

Para garantir a execução segura da seleção, a estrutura conta com aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Ratzenberger morre no circuito de Ímola

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 ficou marcado por tragédias. No dia 30 de abril daquele ano, o piloto Roland Ratzenberger teve a carreira interrompida aos 33 anos. 

Baixar arquivo
Geral

AGU cria força-tarefa para garantir segurança jurídica do CNU

Órgão mobilizará 121 membros para atuar em todas as ações judiciais que possam comprometer a realização do concurso

Baixar arquivo
Geral

PF resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão no Amazonas

Os trabalhadores foram resgatados em um garimpo ilegal na cidade de Maués, a 270 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas.

Baixar arquivo