Plataforma pretende melhorar troca de informação na área da segurança

Publicado em 16/12/2021 - 18:40 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma plataforma digital, desenvolvida pelo Ministério Publico do Rio de Janeiro, pretende melhorar o fluxo de recebimento e a qualidade das informações nas comunicações das Polícias Civil e Militar em operações realizadas em comunidades do estado.

A medida atende a determinação do Supremo Tribunal Federal, na ação ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro, que alega irregularidades na política estadual de segurança pública.

De acordo com o MP, a  plataforma vai possibilitar uma melhor análise do resultado dessas operações. O sistema permite centralizar os dados através de um canal próprio, estruturado e com campos de preenchimento adequados, tendo como base as determinações do STF, que impôs uma série de medidas de controle voltadas à redução da letalidade policial.

Segundo o MP, a Polícia Civil aderiu à plataforma e, desde o início do mês de novembro, está alimentando o sistema nas suas comunicações. Já a PM ainda segue as tratativas com avaliação pela corporação das condições técnicas para utilizar o sistema.

Ainda de acordo com o MP fluminense, assim que o sistema estiver atuando como um repositório de dados, será possível ter acesso a uma informação mais qualificada e fazer um acompanhamento permanente e contínuo dos resultados dessas operações.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Rodoviárias do país fazem mobilização para o Maio Amarelo nesta sexta

A Rodoviária do Rio e outros 10 terminais rodoviários no país fazem nesta sexta-feira o Dia D de conscientização para um trânsito mais seguro.

Baixar arquivo
Geral

Consumidor deve estar atento à propaganda enganosa, diz especialista

No último mês, lanches vendidos em duas redes de fast-food chamaram atenção por não utilizarem a carne oferecida na propaganda.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe em crianças surpreende gestores de Saúde em PE

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maior parte dos pacientes registrou infecções leves com tosse, coriza e febre baixa, sintomas que somem de 3 a 5 dias.

Baixar arquivo
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo