Governo do RJ dá início a programa de integração de comunidades

Publicado em 24/01/2022 - 14:56 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Programa "Cidade Integrada" começa com ações de investimento em infraestrutura, que é considerado um dos principais problemas nas comunidades cariocas. O saneamento de água no Jacarezinho, por exemplo, terá o recadastramento das residências, a extensão da rede para regularizar o abastecimento, a revitalização do reservatório do Azul, a ampliação da Tarifa Social e o reparo da rede. Os técnicos da concessionária responsável pelo serviço começaram, nesta segunda-feira, um levantamento para identificar o perfil sócio-econômico dos moradores da comunidade.

Segundo o Governador Cláudio Castro, uma das principais vertentes do programa é acabar com a exploração de serviços públicos ou concessionados por parte do crime organizado e também a regularização de propriedade.

Cláudio Castro adiantou que serão investidos R$ 500 milhões em seis eixos de atuação: social, econômico, infraestrutura, transparência, diálogo com moradores e uma nova estratégia para a segurança pública do Rio de Janeiro.

As primeiras comunidades escolhidas para receber o "Cidade Integrada" foram o Jacarezinho, na zona norte, e Muzema, ocupadas desde quarta-feira pelas forças de segurança.

O governador voltou a repetir, na manhã desta segunda-feira, que a segurança pública é um dos grandes pilares para que o programa se desenvolva e ressaltou que o objetivo é de reintegração, diferente, segundo ele, da propostas as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora.

Entre as ações previstas estão a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, uma vila 0límpica, uma parque para os moradores, um batalhão de Polícia, centros de convivência para idosos e a canalização dos rios Salgado e Jacaré, que cortam a comunidade do Jacarezinho.

Na área econômica, está prevista a abertura de unidades da Agência de Fomento do Estado do Rio com incentivos a microempreendedores locais. Uma linha de crédito de R$ 30 milhões estará disponível aos investidores a partir de fevereiro.

Em outra frente, na área social também será criado o programa "Desenvolve Mulher" destinado as mães e chefes de famílias com idade entre 16 e 30 anos.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Queijo com probiótico da UFMG pode ajudar com doença no intestino

Os benefícios foram comprovados em experimentos com camundongos. Agora, os pesquisadores precisam de financiamento para realizar testes com humanos. Queijo tem potencial para melhorar qualidade de vida de pessoas que têm colite ulcerativa.

Baixar arquivo
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo