Operação policial em favela no Rio é a mais letal do ano no estado

Oito pessoas morreram no Complexo de Favelas da Penha

Publicado em 11/02/2022 - 18:10 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A operação conjunta das Polícias Rodoviária Federal e Militar do Rio de Janeiro, no Complexo de Favelas da Penha, zona norte da capital fluminense, já é a mais letal deste ano no estado. Oito pessoas morreram e foram apreendidos sete fuzis, 14 granadas, quatro pistolas e grande quantidade de entorpecentes.

Em coletiva de imprensa, o comandante do BOPE, Batalhão de Operações Especiais da PM, Uirá Nascimento, informou que os mortos eram criminosos, estavam armados e resistiram à ação da polícia.  

Desde cedo moradores da Vila Cruzeiro e entorno relataram nas redes sociais intenso tiroteio na região. Em meio ao clima de tensão, mais de 5 mil e 700 alunos de 17 escolas e creches ficaram sem aulas e três Clínicas da Família suspenderam as atividades nesta sexta-feira (11).

Segundo a Polícia Militar, a ação foi motivada por informações de inteligência para prender o criminoso Adriano Souza de Freitas, conhecido como “Chico Bento”, que seria o chefe do tráfico de drogas na favela do Jacarezinho, também na zona norte carioca, onde no ano passado foi realizada a operação mais letal do estado, com 28 mortes.

Chico Bento teria migrado para a favela da Vila Cruzeiro, que fica no Complexo da Penha, após a ocupação do Jacarezinho, há cerca de duas semanas, pelo programa Cidade Integrada do Governo fluminense.  

A operação desta sexta-feira (11) também tinha como alvos traficantes que pertencem a uma quadrilha de roubos de cargas. O porta-voz da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro Marcos Aguiar informou que veículos e motocicletas foram recuperados, além de produtos roubados e cigarros contrabandeados.  

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo