PF vai a terra Yanomami após estupro e morte de menina por garimpeiros

Denúncia foi feita por indígenas; criança teria sido levada em invasão

Publicado em 28/04/2022 - 08:45 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou, nesta quarta-feira (28), que acompanha a denúncia de um crime brutal que teria sido cometido por garimpeiros contra uma menina indígena Yanomami de 12 anos.

Em nota, a Funai afirmou que está à disposição para colaborar com os trabalhos de proteção à comunidade Aracaçá, na região de Waikás, em Roraima.

Também nesta quarta-feira, agentes da Polícia Federal viajaram para o local para investigar a situação.

A informação sobre o crime de estupro que teria ocasionado a morte da menina indígena foi divulgada na última segunda-feira pelo presidente do Conselho de Distrito da Saúde Indígena Yanomami e Ye'kawana, Júnior Hekurari Yanomami, numa rede social.

Segundo o líder indígena Yanomami, durante a invasão dos garimpeiros à comunidade, uma mulher e uma criança indígenas também foram levados, e a criança, de cerca de 3 anos, desapareceu ao cair no rio Uraricoera.

O comunicado da Funai sobre o caso destaca ainda que o órgão realiza atividades permanentes na região por meio de quatro Bases de Proteção Etnoambiental localizadas na terra indígena Yanomami. As unidades são responsáveis por ações contínuas de proteção, fiscalização e vigilância territorial, além trabalhar para coibir atos ilícitos, controle de acesso e acompanhamento de ações de saúde.

O Ministério Público Federal (MPF) também se manifestou. Informou que busca junto às instituições competentes a apuração do caso, e acredita que situações como essa são consequência cada vez mais frequente do garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo