PF vai a terra Yanomami após estupro e morte de menina por garimpeiros

Denúncia foi feita por indígenas; criança teria sido levada em invasão

Publicado em 28/04/2022 - 08:45 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou, nesta quarta-feira (28), que acompanha a denúncia de um crime brutal que teria sido cometido por garimpeiros contra uma menina indígena Yanomami de 12 anos.

Em nota, a Funai afirmou que está à disposição para colaborar com os trabalhos de proteção à comunidade Aracaçá, na região de Waikás, em Roraima.

Também nesta quarta-feira, agentes da Polícia Federal viajaram para o local para investigar a situação.

A informação sobre o crime de estupro que teria ocasionado a morte da menina indígena foi divulgada na última segunda-feira pelo presidente do Conselho de Distrito da Saúde Indígena Yanomami e Ye'kawana, Júnior Hekurari Yanomami, numa rede social.

Segundo o líder indígena Yanomami, durante a invasão dos garimpeiros à comunidade, uma mulher e uma criança indígenas também foram levados, e a criança, de cerca de 3 anos, desapareceu ao cair no rio Uraricoera.

O comunicado da Funai sobre o caso destaca ainda que o órgão realiza atividades permanentes na região por meio de quatro Bases de Proteção Etnoambiental localizadas na terra indígena Yanomami. As unidades são responsáveis por ações contínuas de proteção, fiscalização e vigilância territorial, além trabalhar para coibir atos ilícitos, controle de acesso e acompanhamento de ações de saúde.

O Ministério Público Federal (MPF) também se manifestou. Informou que busca junto às instituições competentes a apuração do caso, e acredita que situações como essa são consequência cada vez mais frequente do garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo